Antigamente, era comum ver círculos de crianças brincando pelas ruas das cidades. Pique-pega, amarelinha, telefone sem fio. Só que com a chegada da internet, essa última brincadeira deixou o mundo real e passou a ser a principal ferramenta de diversão por elas no mundo virtual com o uso dos smartphones. Por isso, muito se discute quais seriam as consequências do uso excessivo e como fazer para que essa nova geração não fique refém dos dispositivos eletrônicos.
O uso constante desses dispositivos podem ter um forte impacto na visão dos jovens. A excessiva exposição do olho à luz azul violeta pode estar correlacionada com miopia, dores de cabeça, visão turva e distúrbios de sono. Além disso, crianças que ficam muito interagindo com esses equipamentos tendem a dissocializar, fazendo com que elas percam a vontade de sair de casa para ter convívio social com amigos e familiares.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, um ponto importante é pôr limites quando quanto ao uso dos celulares. A maioria dos pais não conseguem dizer não aos seus filhos; Outros, até usam tais tecnologias para ter um pouco de tranquilidade ou até mesmo para deixá-las mais à vontade. Daí que surgem todos os perigos supracitados ou, ainda, piores, como gerar agressividade, pirraças e, até mesmo, em casos mais graves, fatalidades, como o caso do menino de 13 anos da Paraíba que confessou ter matado a mãe e o irmão (Vírgula) e ferido o pai com uma arma de fogo por ter sido impedido de usar um celular.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ainda que tais tecnologias possam ser benéficas, e inevitavelmente estarão presentes no nosso cotidiano, ainda assim tem que ter certo limites quando ao uso por crianças. Os pais, já que são os responsáveis peles seus filhos, devem sempre estar alertas, impondo limites quando quanto ao uso para que eles saibam discernir e aprender a usar com harmonia e também incentivá-los a não deixar de lado as brincadeiras reais do dia a dia de lado para fortalecer a socialização para ficarem presos ao mundo cibernético. (Melhore a coesão textual. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |