A tecnologia invadiu a vida cotidiana com muitas promessas de melhorias, acesso à informação e entretenimento, aos poucos a tecnologia que antes estava em sua maior parte monopolizada para o trabalho vai invadindo o ambiente domiciliar, cada vez mais a internet vai encontrando espaço nas famílias, como uma alternativa ao tédio e também numa tentativa de diminuir as grandes distâncias vividas por algumas famílias, são muitos os motivos utilizados para essa inserção, sempre apresentada como uma facilitadora. (Parágrao frasal)
Conforme esse processo vai progredindo e atingindo diversas camadas da sociedade, logo as crianças também estarão expostas aos benefícios e malefícios desse acesso, a problemática é que para os indivíduos mais novos o excesso dessa exposição parece prejudicar mais do que especificamente ajudar no desenvolvimento desses.
A Organização Mundial da Saúde já apresentou resultados de experimentos que compravam os danos que podem causar física e cognitivamente, gradualmente as relações interpessoais dessas crianças também será invadida, invalidando a necessidade de conexão com as famílias, pais sobrecarregados utilizam da tecnologia como uma extensão na educação e presença na vida de seus filhos e crianças, a questão do enfraquecimento de laços familiares é também causada pela exploração exacerbada na vida da classe trabalhadora, impedindo assim a verdadeira conexão entre tutores e tutelados, e a tecnologia e internet vem como uma alternativa para satisfazer os desejos de atenção desses indivíduos. As redes sociais apresentam um perigo ainda maior, quando são expostas a conteúdos não controlados em plataformas que foram criadas para adultos.
(Boa estratégia coesiva) Fica clara, portanto, a necessidade de alternativas e conscientização para que a educação e presença na vida das crianças não seja substituída pelas tecnologias, para que exposição em excesso a essas ferramentas não seja normalizada pela população, para isso órgãos competentes ligados à mídia do país devem gerar conteúdo que exemplifique a maneira como as crianças podem ser lesadas, é de suma importância disseminar que limites precisam ser rígidos para que o desenvolvimento desses indivíduos não seja prejudicado. O Ministério da Educação poderá criar alternativas culturais junto as comunidades para que crianças aos as quais pais e tutores que não conseguem participar ativamente na educação não sejam lesados, a criação de currículos educacionais que aumente o horário de aulas com a implementação de atividades voltadas para o crescimento cultural, por exemplo, o incentivo à leitura com a distribuição de livros, solidificando assim a mudança de um comportamento crescente, barrando o vício as tecnologias e seus malefícios. (Muito bem. Formulou a proposta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |