Segundo Sartre, “a violência independentemente da maneira como se manifesta, é sempre uma derrota”. Seguindo esse raciocínio do filósofo existencialista, o uso inadequado de tecnologia é, sem dúvidas, uma violência bastante cruel com si próprio e, portanto, representa uma derrota para a sociedade (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, ao observar o mau uso de tecnologia entre as crianças, percebe-se a necessidade de medidas para elucidar esse quadro, o que é causado pela negligência familiar e tem como consequência o enfraquecimento das relações sociais.
A priori, é incontestável que a omissão familiar esteja entre as causas do problema. Nesse prisma, segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um corpo biológico por ser, assim como este, composto por partes que necessitam do funcionamento mútuo. Entretanto, grande parte dos responsáveis demonstra incapacidade em estabelecer limite no tempo diário de uso de aparelhos eletrônicos pelos mais novos e ao não monitorar o conteúdo visto para que seja adequado à faixa etária da criança, impossibilitando que o organismo comporte-se de maneira adequada e coesa. Desse modo, é indubitável que a família atue com o objetivo de evitar excesso de tempo em telas por menores e para os proteger de conteúdos inapropriados para a idade.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se o enfraquecimento de laços sociais. De acordo com o filósofo Platão, no Mito da Caverna, o homem visualiza uma ilusão enquanto se encontra acorrentado no mundo sensível, só descobrindo a verdade quando atinge o mundo inteligível. Sob essa linha de raciocínio, evidencia-se que uma parcela da população infanto-juvenil vive uma ilusão, em que não consegue perceber o afastamento afetivo originado pela tecnologia, como consequência, há a diminuição de encontros presenciais e também, (Sem vírgula) menos tempo para brincadeiras. Logo, existe menos contato com pessoas do círculo social.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é mister que os pais estabeleçam limites na quantidade e no que é visto na internet, por meio de conversas e orientações de como utilizar a tecnologia de forma consciente, para evitar o mau uso e o excesso de tempo na tela. Além disso, as instituições escolares devem promover gincanas e brincadeiras, por intermédio de aulas de educação física, a fim de estimular o contato físico. Assim, serão mitigados os impactos negativos do entrave. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |