No documentário "O dilema das redes", os ex-funcionários das maiores redes sociais foram convidados para falarem sobre a criação destas, seu funcionamento, dados e algoritmos. O tema central do documentário é fazer uma crítica da geração global de pessoas manipuladas pela conexão. Tendo em vista essa realidade, atualmente tem-se debatido muito sobre os benefícios e malefícios da internet, principalmente para as crianças.
Em primeiro lugar, cumpre ressaltar que o uso de tecnologias por crianças apresenta aspectos positivos. Afinal, o uso dessa inteligência possibilita o acesso à informação, permite o contato com outras realidades, culturas e ideias. Além disso, traz novas formas de estudar, prepara os "pequenos" para o futuro cheio de inovações tecnológicas, desperta neles o interesse por novos conhecimentos, estimula o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia.
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, há também alguns pontos negativos. Segundo pesquisa feita pela Universidade Federal do Ceará em conjunto com a Universidade de Harvard, cada hora de uso de dispositivos tecnológicos como celulares, diminui consideravelmente a capacidade de comunicação, resolução de problemas e sociabilidade das crianças. Além do mais, é comum que elas desenvolvam transtornos como dificuldade de concentração, ansiedade, isolamento social, irritabilidade, irregularidade no sono, sedentarismo, entre outros.
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, para que o uso da tecnologia não afete o desenvolvimento saudável da criança, é necessário que algumas medidas sejam tomadas. É importante que os responsáveis pelos "pequenos" especifique limites quanto ao uso das "telas" e monitore o tipo de conteúdo que pode ser acessado, sempre instruindo as crianças quanto ao uso adequado e o motivo das limitações. Por fim, é essencial que os responsáveis incentivem brincadeiras que estimulem a criatividade e a cognição. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |