No livro 1984, de George Orwell, Winston, (Sem vírgula) sofre das consequências causadas pela tecnologia vigente. Fora da distopia de 1984, crianças brasileiras são, assim como Winston, reféns da tecnologia do mundo atual. Isso ocorre devido a relações desbalanceadas entre as telas e crianças somadas à falta de controle e conhecimento parental sobre os aparelhos eletrônicos. Desse modo, torna-se clara a importância do debate do uso de tecnologia entre as crianças brasileiras.
Primeiramente, é necessário ressaltar que de acordo com a reportagem feita pela British Broadcasting Corporation (BBC), a criança, quando em contato com celulares, possui seu cérebro afetado, devido à idade precoce do mesmo. Essas alterações são capazes de diminuir a capacidade de comunicação e racionalização da criança, o que a afeta de maneira intensa, visto que nesta fase da vida a criança forma seus primeiros indícios de personalidade. Diante disso, torna-se evidente a contribuição do uso excessivo de celulares aos problemas tecnológicos envolvendo crianças.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o desconhecimento perante ao assunto por parte dos pais e responsáveis é outro fator relevante, pois os impede de tomar medidas preventivas que protejam as crianças dos efeitos- muitas vezes desconhecidos- da tecnologia. Sobretudo, segundo o psiquiatra Içami Tiba, tal ignorância permite que os próprios pais sofram dos efeitos da tecnologia em excesso, assim, influenciando seus próprios filhos a repetirem os mesmos erros cometidos por eles, dessa forma, prolongando e agravando o problema tecnológico. Desse modo torna-se clara a importância dos pais no uso de tecnologias por uma criança.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se imprescindível que a mídia responsável, (Sem vírgula) informe a sociedade a respeito das consequências do uso da tecnologia em excesso e sobre os efeitos dos aparelhos eletrônicos em crianças por meio de redes sociais e canais de comunicação, como programas de rádio e de televisão. Dessa maneira, pais e crianças seriam conscientizados dos malefícios tecnológicos, assim, evitando futuros problemas tecnológicos que envolvam tanto crianças ou adultos, como no caso de Winston, de 1984. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |