A capilarização dos meios tecnológicos dentro da sociedade, (Sem vírgula) tem se capilarizado de maneira exponencial. Hoje a interdepência dos meios eletrônicos e as atividades humanas cotidianas, (Sem vírgula) tem adiquirido um escopo cada vez mais intrínseco. É notável que estes meios oferecem facilidades de resolução de uma infinidade de problemas aos quais a humanidade empregava um esforço hercúleo há poucas décadas atrás, e que hoje estamos a distância de alguns meros "clicks" em uma tela "touchscreen". Este uso massificado de tecnologia tem cada vez mais se aproximado das crianças, e é notório que há benefícios e prejuízos na formação do imaginário das mesmas, a depender da dose de exposição a estes recursos.
(Melhore a estratégia coesiva) A intensa "gamificação" da tecnologia faz com que a utilização desta se assemelhe a passar uma fase de um jogo, o que alimenta o mecanismo de recompensa com pouco esforço empregado. Este tipo de interação pode ser extremamente prejudicial para o desenvolvimento socioemocional de uma criança, no a qual fica "adestrada" a realizar pouco esforço mental para conseguir um objetivo relativamente complexo, e o impacto disto nas relações cotidianas se ampliam ainda mais, à medida que a exposição a telas atingem expansões exponenciais em fases cada vez mais precoses precoces. Pesquisas já comprovam o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, depressão, deficit cognitivo, deficit de atenção e outros transtornos psíquicos e sua correlação com a exposição a telas, e o aumento da intensidade destes quando esta exposição ocorreu de forma desmedida e precoce. Por isso, há a necessidade de monitoramento contínuo dos pais para com os filhos em quais atividades escolher e o tempo de exposições das mesmas.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |