A tecnologia está se tornando uma realidade que ocupa cada vez mais diferentes dimensões da vida humana. O contato com a tecnologia e o uso comum de suas funcionalidades ganhou níveis etários surpreendentes, uma vez que não é incomum encontrar crianças, por exemplo, sabendo explorar o universo digital com grande perícia e habilidade. No entanto, o uso irrestrito de tecnologias pelas crianças, com pouco ou nenhuma medição de adultos, pode ter impactos psicossociais de longo prazo com efeitos negativos na vida adulta.
Primeiramente, deve-se ponderar a crença otimista ou ingênua no uso de tecnologias pelas crianças. Embora seja praticamente unânime os benefícios e confortos proporcionados por elas (Cite exemplos), o uso desenfreado pode retardar o raciocínio e gerar problemas cognitivos. Isso acontece devido às diversas funcionalidades que podem limitar ou não dá espaço para resolução de problemas ou restringir o foco em atividades instantaneamente prazerosas. Dessa forma, a criança, presa em atividades digitais repetitivas, limita importantes potencialidades úteis em outras atividades fora do mundo digital.
(Boa estratégia coesiva) Ao mesmo tempo, soma-se a isso as benesses do mundo digital que podem prejudicar as relações sociais a curto ou médio prazo. Zygmund Balman Bauman, na sua obra “Modernidade líquida”, aponta a crescente fragilidade da modernidade com relações sociais cada vez mais voláteis acentuadas especialmente pela imersão tecnológica. Dessa forma, no caso das crianças, a imersão digital prematura e irrestrita antecipa essas fragilidades apontadas pelo o autor, expondo-as ao indiferentismo existente nesse universo.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, fica visível que o universo tecnológico pode determinar impactos psicossociais negativos nas crianças. Os problemas podem ser superados ou minimizados com a atuação responsável dos pais na vida das crianças, determinando e controlando o acesso da à internet por elas ou incentivando-as a diversificarem suas rotinas com livros, brincadeiras ou leituras, afim a fim de, ainda cedo, torná-las conscientes da importância do uso equilibrado e, porque não, responsável das tecnologias. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |