INFÂNCIA E TECNOLOGIA: EQUILIBRANDO APROVEITAMENTO E PRECAUÇÃO - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 23/01/2023

Status:

Corrigida
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A tecnologia está se tornando uma realidade que ocupa cada vez mais diferentes dimensões da vida humana. O contato com a tecnologia e o uso comum de suas funcionalidades ganhou níveis etários surpreendentes, uma vez que não é incomum encontrar crianças, por exemplo, sabendo explorar o universo digital com grande perícia e habilidade. No entanto, o uso irrestrito de tecnologias pelas crianças, com pouco ou nenhuma medição de adultos, pode ter impactos psicossociais de longo prazo com efeitos negativos na vida adulta.

Primeiramente, deve-se ponderar a crença otimista ou ingênua no uso de tecnologias pelas crianças. Embora seja praticamente unânime os benefícios e confortos proporcionados por elas (Cite exemplos), o uso desenfreado pode retardar o raciocínio e gerar problemas cognitivos. Isso acontece devido às diversas funcionalidades que podem limitar ou não dá espaço para resolução de problemas ou restringir o foco em atividades instantaneamente prazerosas. Dessa forma, a criança, presa em atividades digitais repetitivas, limita importantes potencialidades úteis em outras atividades fora do mundo digital.

(Boa estratégia coesiva) Ao mesmo tempo, soma-se a isso as benesses do mundo digital que podem prejudicar as relações sociais a curto ou médio prazo. Zygmund Balman Bauman, na sua obra “Modernidade líquida”, aponta a crescente fragilidade da modernidade com relações sociais cada vez mais voláteis acentuadas especialmente pela imersão tecnológica. Dessa forma, no caso das crianças, a imersão digital prematura e irrestrita antecipa essas fragilidades apontadas pelo o autor, expondo-as ao indiferentismo existente nesse universo.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, fica visível que o universo tecnológico pode determinar impactos psicossociais negativos nas crianças. Os problemas podem ser superados ou minimizados com a atuação responsável dos pais na vida das crianças, determinando e controlando o acesso da  à internet por elas ou incentivando-as a diversificarem suas rotinas com livros, brincadeiras ou leituras, afim  a fim de, ainda cedo, torná-las conscientes da importância do uso equilibrado e, porque não, responsável das tecnologias.​​​​​​​ (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200