No que se refere a utilização da tecnologia entre as crianças e adolescentes, pode-se destacar que este tema divide opiniões. Dessa forma, faz-se necessário entender, (Sem vírgula) qual o tempo que essas crianças e adolescentes têm passado na frente das telas, de que forma essa utilização está contribuindo para o enfraquecimento do vínculo familiar e qual o tempo limite deve-se estabelecer estabelecido para a utilização dessa.
Atualmente, pode-se constatar que o uso das tecnologias pelas crianças e adolescentes tem crescido significativamente, desse modo a utilização de tablets, smartphones e outros pelo público infantil tem iniciado cada vez mais cedo. Com isso, é comum notarmos o uso de celulares por crianças que em muitos casos ainda nem aprenderam a falar mas que já fazem uso desse meio, que na maioria das vezes é dado pelos próprios pais como forma de entreter a criança, sem a preocupação das muitas horas diárias que o aparelho está sendo utilizado.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Sendo assim, a utilização das telas cada vez mais constante pelas crianças e adolescentes tem trazido consequências negativas, como uma delas pode-se mencionar a diminuição cada vez maior do laços familiares, o hábito de reunir a família durante as refeições e conversar sobre os acontecimentos do dia-a-dia dia a dia têm sido cada vez mais raros, o que consequentemente tem ocasionado um distanciamento entre membros do seios familiar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os pais como responsáveis pela organização da convivência familiar devem estabelecer limites para utilização diária dos meios digitais em seus lares. Essa é uma medida que torna-se se torna (Partícula atrativa) necessária para que seus filhos possam restaurar os momentos de interação familiar e social nos espaço de que participam.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, percebe-se que a utilização da tecnologia por crianças e adolescentes é necessária, entretanto é necessário o estabelecimento de limites para que esses meios não originem problemas futuros. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |