É de conhecimento geral que o uso de tecnologia, ainda mais entre as crianças, tem sido alvo de diversas discussões. Muitos sabem que a tecnologia está presente no dia-a-dia dia a dia das pessoas e que pode ser útil na execução de algumas tarefas. Entretanto, a tecnologia também pode se tornar um empecilho, uma vez que muitas pessoas acabam por desperdiçar seu tempo com coisas circunstanciais na internet, ainda mais entre os jovens. Isso acontece principalmente pela falta de controle parental e pela falta de interação social. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente, podemos entender como a falta de controle parental é uma das principais causas do tema. Sabe-se que muitas crianças atualmente gastam muito tempo com a tecnologia pois os pais não delimitam o tempo de uso delas. De acordo com uma reportagem do New York Times, o uso geral de telas entre as crianças aumentou 17%, que mostra como a falta de restrição do uso da tecnologia pelo pais contribui com seu uso excessivo.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar a falta de interação social como mais um dos fatores que agravam a problemática. De acordo com a psicoterapeuta e educadora infantil Tania Terpins: "A superexposição a telas restringe as possibilidades interacionais das crianças pequenas. A experiência da tela na primeira infância é, em sua grande maioria, solitária, sedentária e passiva.” , que mostra como a falta de interação social contribui para a problemática. Como exemplo, temos o filme Ron Bugado, que mostra como um menino (Vírgula) que por ter dificuldades em fazer amizades, acaba por se tornar amigo de um robô, adquirindo uma dependência tecnológica.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se perceber como a falta de controle parental e a falta de interação social contribuem negativamente ao tema. Para resolver isso, caberia aos pais das crianças a determinar um tempo de uso limitado a tecnologia, utilizando o controle parental dos celulares para restringir o tempo de uso. Além disso, incentivar também as crianças á a terem mais interação social levando elas a lugares como parque de diversões ou para lugares onde se praticam esportes. Desse modo, o uso da tecnologia será reduzido consideravelmente. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |