“ O Gênio do Vídeo Game” retrata a história de Jimmy, garoto que sofre de um transtorno mental, mas tem uma habilidade inata para jogos e percorre a Califórnia na disputa de um grande torneio. Desse modo, assim como Jimmy, é notório na atualidade o uso excessivo de tecnologias entre as crianças que desencadeiam problemas no desenvolvimento cognitivo, social e na incapacidade física.
Inicialmente, cabe analisar o contexto atual desse fato, pois, (Sem vírgula) o uso indiscriminado de tablets, aparelhos celulares e vídeo games videogames se tornaram algo constante na vida das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, a nova era digital transformaram transformou as crianças do século XXI em seres automatizados, pois, (Sem vírgula) a falta de controle no uso de aparelhos acarreta a pouca interatividade social e problemas de saúde como obesidade e miopia, e culmina na robotização delas, deixando-as apáticas, antissociais e sem autonomias. Ademais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de telas por crianças pode gerar, acelerar ou acentuar o aparecimento de transtornos físicos e mentais, como insônia crônica, transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e irritabilidade.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale relatar o papel dos pais no processo de educação dos filhos para o controle no uso das mídias digitais. Dessa forma, há uma percepção de mudança de costumes tradicionais, pois, com o advento do sistema tecnológico muitos pais não delimitaram um quantitativo de horas para que seus filhos usem aparelhos e não prejudiquem o convívio escolar e social. Dessa maneira, há distanciamento corporal familiar que ao longo tempo não é saudável no processo educativo, pois, hoje em dia, o simples fato de dialogar na refeição foi trocado por um grupo de família do WhatsApp ou um stories do Instagram, permutando-se o convívio real de “carne e osso” pelo o mundo virtual fictício.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é urgente que o Ministério da Educação insira em seu currículo o tema relacionado à tecnologia e suas diversidades e atividades lúdicas. Para tanto, com o objetivo de conscientizar e reeducar os pais sobre os prejuízos do uso excessivo dos aparelhos digitais, e incentivar o acesso à tecnologia como forma de inclusão digital para aqueles de baixa renda que não tenham acesso e também incentivar a pratica de xadrez, dama e atividades matemáticas com o intuito de revelar um novos talentos como o personagem principal Jimmy. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |