O escritor Mário Sérgio Cortella,em seu livro -Filosofia.E nós com isso? - expressou a frase "não é a tecnologia que moderniza a mente,mas a mente modernizada é aquela que acolhe a tecnologia quando tem cabimento". Porém o que temos percebido é a dependência tecnológica e o quanto isso tem sido herdado pela gerações seguintes.
Observando o cenário atual,o que mais evolui todos os dias é a tecnologia. Tudo tem se tornado mais fácil e mais acessível -são os computadores,celulares,eletrodomésticos,etc-a nós e às crianças,é muito natural atualmente vermos crianças com menos de 4 anos que já utilizam o aparelho celular,algumas já são ativas nas redes sociais e postam vídeos de dança,fotos e frases,etc. Segundo um estudo feito em 2018 pela TIC Kids Online Brasil, 69% das crianças e adolescentes brasileiros que têm entre 9 e 17 anos possuem acesso à internet e a utilizam mais de uma vez por dia.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado (Vírgula) muitos pais e responsáveis, (Sem vírgula) desconhecem os riscos que a mesma traz, o uso indevido ou até mesmo a falta de controle parental pode afetar o desenvolvimento e crescimento da criança-a frase de Sérgio nos faz refletir sobre o controle que deveríamos possuir ao utilizar essa ferramenta e o quanto isso não tem acontecido-pois pode acarretar em ansiedade,depressão,isolamento social,dependência tecnológica,exposição,entre outros. Ademais,temos vistos em reportagens casos de crianças sendo enganadas,mantendo conversas virtuais com desconhecidos e depois desaparecem ou fogem de casa.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto,e segundo o Artigo 29 da Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, que estabelece princípios, garantias e deveres para o uso da internet no Brasil dispõe sobre o exercício de controle parental de conteúdo, desde que respeitados os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),deve-se fazer palestras nas escolas para pais e filhos serem conscientizados da importância do controle parental na Internet, e preciso os pais conversarem com o filhos,no caso de dependência é necessário consultar profissionais habilitados,fazer terapias,etc ,pois ,às vezes o simples já previne o caos. (Parágafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |