Desconectar é necessário. (Há um espaço destinado ao título)
As redes sociais são muito benéficas, tendo em vista que nos auxília a resolver vários problemas e situações do cotidiano de maneira online, além de ser um excelente entretenimento para as crianças; mas há também os malefícios como as fake news, que torturam psicologicamente as pessoas a partir de dados equivocados deixando: revoltas, medos, inseguranças; os hackers que cometem crimes virtuais causando prejuízos financeiros e psíquicos em suas vítimas. (Abordagem tangencial do tema proposto)
É necessário fazer bom uso das redes tendo em vista as necessidades da sociedade contemporânea, com limites bem delineados, disciplina, bom senso o uso só trará benefícios, perceber-se que desde tenra idade bebês, crianças e adolescentes são expostos ao mundo virtual de maneira exagerada, deixando-os dependentes, as muitas informações que chegam ao mesmo tempo não permitem que o cérebro processe-as, deixando-os muitas vezes com atitudes e posturas assustadoras; de modo que as interações com o mundo social ficam à a mercê do mundo virtual (Melhore a coesão textual). Na maioria das vezes essa dependência traz conflitos internos e externos, pessoas que estão em comunidade mas não vivem em comunidade, famílias que não se relacionam presencialmente apenas virtualmente, isso tem se tornado a situação mais comum entre as pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Diante deste contexto evidenciado na atualidade, Faz se faz-se necessário desconectar, desligar, ver o pôr do sol, contemplar as estrelas, ouvir nossos pais muitos deles idosos (Evite clichês), compartilhar de brincadeiras com nossas crianças, conversar animadamente com nossos amigos e familiares; sorrir com nossos filhos, viver os momentos no presencial e que isso não seja apenas eventualmente. (Vírgula) mas seja uma rotina de vivência humanizada, sem prejuízos psíquicos e financeiros, estar bem informados, passar mensagens positivas e não esquecer que o bom uso só trará benefícios, mas os excessos trará infortúnio. (Não apresentou a proposta de intervenção. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |