O uso da Internet entre as crianças é uma prática cada vez mais comum nessa era tecnológica em que a sociedade vive. Entretanto, usufruir dessa ferramenta de maneira exacerbada pode se tornar prejudicial à saúde dos pequenos, além de causar impactos nos laços familiares.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), problemas no desenvolvimento cognitivo e inatividade física entre menores de 5 anos de idade, são decorrentes do uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Portanto, para evitar isto, é necessário que não se utilize dos mesmos mais que 1 hora por dia.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o prazer que o mundo virtual proporciona através de jogos, vídeos e conteúdos infantis faz com que as crianças fiquem tão distraídas à a ponto de esquecer da realidade. Logo, é perceptível como isso afeta a convivência familiar, principalmente entre os pais e seus filhos.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, fica evidente que a tecnologia influência na infância, e traz consequências negativas se não for limitada. Por isso, é de extrema importância que os pais criem um limite no tempo de uso, seja do celular, tablet ou computador, além de incentivar as crianças a praticarem outras atividades mais lúdicas. Com isso, é possível construir um ambiente familiar agradável e evitar problemas mais drásticos por conta do uso dessas tecnologias. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |