Infância em meio a Era Digital - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 15/01/2023

Status:

Corrigida
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O uso da Internet entre as crianças é uma prática cada vez mais comum nessa era tecnológica em que a sociedade vive. Entretanto, usufruir dessa ferramenta de maneira exacerbada pode se tornar prejudicial à saúde dos pequenos, além de causar impactos nos laços familiares.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), problemas no desenvolvimento cognitivo e inatividade física entre menores de 5 anos de idade, são decorrentes do uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Portanto, para evitar isto, é necessário que não se utilize dos mesmos mais que 1 hora por dia.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o prazer que o mundo virtual proporciona através de jogos, vídeos e conteúdos infantis faz com que as crianças fiquem tão distraídas à a ponto de esquecer da realidade. Logo, é perceptível como isso afeta a convivência familiar, principalmente entre os pais e seus filhos.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, fica evidente que a tecnologia influência na infância, e traz consequências negativas se não for limitada. Por isso, é de extrema importância que os pais criem um limite no tempo de uso, seja do celular, tablet ou computador, além de incentivar as crianças a praticarem outras atividades mais lúdicas. Com isso, é possível construir um ambiente familiar agradável e evitar problemas mais drásticos por conta do uso dessas tecnologias.​​​​​​​ (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200