A Talidomida do século XXI - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 15/01/2023

Status:

Corrigida
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O termo "Tecnologia" (Vírgula) que tem origem do grego "Tekhne" que significa "técnica, arte, oficio" (Vírgula) veio da Revolução Industrial no final do século XVIII, sendo uma ciência que estuda métodos e formas que possam ajudar as pessoas no cotidiano. Destacando-se a tecnologia na área de informática e eletrônica que evoluíram assombrosamente nas últimas décadas.

Em uma primeira análise, deve-se enfatizar a facilidade ao acesso feio pelas crianças aos aparelhos eletrônicos "smartphones, tabletes, desktops e consoles. (Sem ponto final)" que entram na lista dos mais usados por este público. Em uma contrapartida deve-se ressaltar também o mau uso desses eletrônicos. De acordo com o professor e Neurocientista Pierlluigi Piazzi (Vírgula) " A internet se tornou a Talidomida do século XXI" mediante o fato da mesma ter ocupado o lugar dos livros, "Na minha época ler livros era nossa diversão." 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é fundamental apontar a negligência de alguns pais que não controlam o tempo de uso de celulares por parte dos filhos, (Ponto final) Segundo uma pesquisa feita pela Panorama Mobile/ Opnion Box as crianças brasileiras com idade entre 10 a 12 anos passam até 4 horas e 46 minutos em frente ao "smartphone." Diante de tal exposto é notório que há realmente uma perda de controle de tempo de uso por parte dos pequenos. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto (Vírgula) a necessidade de complementar outras atividades no dia a dia das crianças. É imprescindível que os pais juntamente com os professores, escolas e governo criem atividades que as ajudem a se interessar por esporte, leitura e lazer de uma forma prática e ativa, fazendo assim elas gastarem mais seu tempo com ações mais relevantes que agreguem valores as suas vidas (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reformule essa ideia).

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200