Não restam dúvidas que é de suma importância o debate sobre o uso da tecnologia, sobretudo, entre a faixa etária mais vulnerável, as crianças, que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ao utilizarem de modo ou tempo indevido, podem gerar consequências físicas, psicológicas e cognitivas, motivos dos quais vêm alarmando pais e especialistas. (Parágrafo frasal)
Nesse contexto, o que seria utilizado como forma de estudo e entreterimento, acabou por criar barreiras familiares e sociais, uma vez que a criança é exposta através da internet à a outros usuários, muitas das vezes anônimos, ocorrendo assim, (Sem vírgula) uma forma mais propensa à exibição de conteúdos inadequados à faixa etária e até mesmo bullying.
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto a ser abordado ocorre devido à utilização excessiva de jogos e redes sociais durante a infância e adolescência, já que pode significar uma forma de "escape" da vida real para uma idealização de um dia a dia perfeito, sinais, (Sem vírgula) que podem apontar transtornos depressivos e ansiedade, por exemplo. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é necessário a atenção dos pais constantemente nos conteúdos de fácil acesso e no tempo de utilização do aparelho eletrônico, além de debater em casa e no âmbito escolar a fim de conscientizar sobre o uso, para assim, (Sem vírgula) haver uma diminuição no tempo de acesso, evitando consequências negativas à saúde. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |