Quando o entreterimento se torna motivo de preocupação - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 15/01/2023

Status:

Corrigida
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Não restam dúvidas que é de suma importância o debate sobre o uso da tecnologia, sobretudo, entre a faixa etária mais vulnerável, as crianças, que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ao utilizarem de modo ou tempo indevido, podem gerar consequências físicas, psicológicas e cognitivas, motivos dos quais vêm alarmando pais e especialistas. (Parágrafo frasal)

Nesse contexto, o que seria utilizado como forma de estudo e entreterimento, acabou por criar barreiras familiares e sociais, uma vez que a criança é exposta através da internet à a outros usuários, muitas das vezes anônimos, ocorrendo assim, (Sem vírgula) uma forma mais propensa à exibição de conteúdos inadequados à faixa etária e até mesmo bullying.

(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto a ser abordado ocorre devido à utilização excessiva de jogos e redes sociais durante a infância e adolescência, já que pode significar uma forma de "escape" da vida real para uma idealização de um dia a dia perfeito, sinais, (Sem vírgula) que podem apontar transtornos depressivos e ansiedade, por exemplo. (Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é necessário a atenção dos pais constantemente nos conteúdos de fácil acesso e no tempo de utilização do aparelho eletrônico, além de debater em casa e no âmbito escolar a fim de conscientizar sobre o uso, para assim, (Sem vírgula) haver uma diminuição no tempo de acesso, evitando consequências negativas à saúde. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200