Impactos do uso de tecnologia pelo público infantil - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 14/01/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como é mostrado na série britânica "Black Mirror", a internet se tornou uma ferramenta com funções cada vez mais variadas, o que cria, inconscientemente, uma dependência por parte da população que, aos poucos, se sente mais confortável. Fora da ficção, como era esperado, as crianças estão muito à deriva das tecnologias por falta de orientação dos pais, tornando assim necessário um debate e reflexão sobre o assunto. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, faz-se necessário destacar que, (Sem vírgula) os públicos- desde os mais velhos aos mais novos- estão à mercê das constantes inovações que se apresentam, dia após dia, por serem mais úteis e tirarem parte considerável do trabalho do homem e as crianças, por acompanharem essa constante utilização da internet pelos pais, se atraem pelo mesmo. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o que influencia tanto esse público a utilizar é, além da negligência dos pais, o algoritmo que as redes usam de apresentar ao consumidor o que a ele é mais agradável (Melhore a construção dessa ideia). Durante a Era Vargas, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda que filtrava o que os brasileiros deveriam saber sobre o regime ,o que ainda hoje pode ser notado com a manipulação das crianças pelas redes e o tema precisa desencadear maior interesse da sociedade como um todo.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Como medida para inibir esse uso excessivo das redes, portanto, deveria partir dos pais e dos governantes maior preocupação sobre o tema e atitudes precisam ser tomadas. Dessa maneira, os pais devem investigar o uso e limitar a navegação dos filhos por dia e o governo deve se encarregar de aconselhar a população por meio de propagandas na própria internet e redes sociais. Somente assim será possível reverter parte dos danos causados por esse vício presente no público infantil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200