Desde a Primeira Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnológico tem avançado de forma acelerada, e passou a auxiliar a sociedade em seu processo de evolução, oferecendo soluções para o dia a dia. Hodiernamente, se bem utilizada, sabe-se que a tecnologia é uma ferramenta de extrema importância para facilitar o aprendizado e ensino das crianças. No entanto, essa prática ainda não é amplamente aplicada, devido à negligência dos pais, que tem como consequência o uso excessivo de tecnologia na infância, configurando-se como um desafio a ser superado. (Muito bem. Formulou a tese)
Deve-se pontuar, de início, que os pais são os principais responsáveis pelos filhos, principalmente no ambiente virtual. Entretanto, muitas crianças e adolescentes têm passado mais tempo que o ideal em contato com a internet, muitas vezes sem a mínima supervisão dos pais. Essa desatenção e omissão dos genitores quanto à segurança dos filhos no mundo virtual, segundo a advogada especialista em Direito Digital Patrícia Peck Pinheiro, é conhecida como abandono digital. Sob esse viés, devido a esse tipo de negligência, as crianças são expostas a uma série de riscos que vão do cyberbullying à violência sexual.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe ressaltar que o excesso de tecnologia pode trazer prejuízos para qualquer pessoa, independentemente da idade. Segundo o médico e filósofo Hipócrates, o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio. Sob tal óptica ótica, fica evidente a importância em estabelecer uma quantidade máxima de horas de navegação, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o excesso pode causar problemas cognitivos, físicos e mentais às crianças. (Truncamento) Como por exemplo, obesidade, enfraquecimento da memória, falta de concentração, gerar ansiedade e irritabilidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário ações para monitorar o uso de tecnologias entre as crianças. Para tanto, a família - cuja função é criar e educar os filhos menores - por meio do diálogo, deve explicar para as crianças sobre segurança online, comportamento e os motivos de estabelecer limites no uso da tecnologia, a fim de diminuir os possíveis traumas psicológicos e físicos causados pela exposição desmoderada aos meios digitais. Ademais, as escolas – responsáveis pela transformação social – devem alertar aos pais sobre as consequências e perigos do abandono digital, por meio de projetos pedagógicos, como palestras e oficinas. Dessa maneira, com supervisão e orientação adequada as crianças irão se desenvolver aproveitando todas as potencialidades do novo mundo, que definitivamente é tecnológico. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |