O cresente uso da tecnologia entre o público infantil - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 12/01/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira" , José Saramago , vencedor do Prêmio Nobel de Literatura , descreve uma cidade fictícia em que , paulatinamente , as pessoas ficam cegas e enxergam apenas a cor branca e a si mesmas. Apesar de ser uma distopia , ou seja , uma narrativa em que se vive sob condições de extrema opressão , é nítida a semelhança com questões reais , pois , enquanto a "cegueira branca" foi causa de barbárie na ficção , o uso descontrolado da tecnologia entre as crianças tem sido causa para o enfraquecimento da sociedade. A partir desse contexto, é fundamental analisar os impactos desses fatores para a conjuntura social. 

Diante desse cenário , percebe-se que o uso excessivo da tecnologia causa um dano considerável no desenvolvimento intelectual das crianças. Nesse sentido ,de acordo com a teoria do "Novo Dilúvio" , desenvolvida por Pierre Levy , os cidadãos vivem em um ambiente propenso a dificuldades de se desprender do uso da tecnologia. De maneira análoga à abordagem , nota-se que o pensamento do autor exemplifica as dificuldades enfrentadas pela nação brasileira , haja vista que as crianças fazem uso desmedido dos meios tecnológicos. Como resultado , a utilização exagerada da tecnologia causa , sobretudo , prejuízos consideráveis no desenvolvimento intelectual do público infantil (Melhore a apresentação dessa discussão) , já que afeta diretamente o processo de aprendizagem (algo imprescindível na idade que se encontram).

(Boa estratégia coesiva) Ademais , também é válido ressaltar o enfraquecimento das relações como consequência dessa temática. Tal questão acontece pois , de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman , em seu conceito sobre "Modernidade Líquida" , a sociedade atual vive um cenário em que as relações estão ficando cada vez mais frágeis e maleáveis , como os líquidos. Nessa perspectiva , percebe-se que tal premissa dialoga com o uso excessivo da tecnologia entre as crianças , uma vez que sua presença constante causa o deciclínio dos vínculos sociais e familiares , já que , muitas vezes , não é utilizada de modo a trazer benefícios para o cidadão. A título disso , o Homem de Ferro , famoso personagem das histórias em quadrinhos americanos , é um jovem bilionário que utiliza da tecnologia e dos seus poderes para a defesa do mundo. Aqui no Brasil , por não se ver dotada de superpoderes , a população se sente incapaz de mudar a realidade em que vive.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto , ao entender que o uso descontrolado da tecnologia entre as crianças representa um entrave para o progresso nacional , é tempo de combater esse grave problema. Para isso , é necessário que o Poder Executivo federal , mais específicamente o Ministério da Educação , estimule ações de incentivo à compreensão acerca dos perigos relacionados à utilização excessiva dos meios tecnológicos entre as crianças. Tal ação ocorrerá por meio de programas educativos realizados nas instituições educacionais , os quais abordarão os impactos da tecnologia na sociedade , além da propagação de estratégias para o fortalecimento das relações sociais. Isso será feito a fim de desconstruir as "cegueiras" e promover um futuro melhor. ​​​​​​​(Muito bem. Proposta completa) 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Ótima produção textual. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200