Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira" , José Saramago , vencedor do Prêmio Nobel de Literatura , descreve uma cidade fictícia em que , paulatinamente , as pessoas ficam cegas e enxergam apenas a cor branca e a si mesmas. Apesar de ser uma distopia , ou seja , uma narrativa em que se vive sob condições de extrema opressão , é nítida a semelhança com questões reais , pois , enquanto a "cegueira branca" foi causa de barbárie na ficção , o uso descontrolado da tecnologia entre as crianças tem sido causa para o enfraquecimento da sociedade. A partir desse contexto, é fundamental analisar os impactos desses fatores para a conjuntura social.
Diante desse cenário , percebe-se que o uso excessivo da tecnologia causa um dano considerável no desenvolvimento intelectual das crianças. Nesse sentido ,de acordo com a teoria do "Novo Dilúvio" , desenvolvida por Pierre Levy , os cidadãos vivem em um ambiente propenso a dificuldades de se desprender do uso da tecnologia. De maneira análoga à abordagem , nota-se que o pensamento do autor exemplifica as dificuldades enfrentadas pela nação brasileira , haja vista que as crianças fazem uso desmedido dos meios tecnológicos. Como resultado , a utilização exagerada da tecnologia causa , sobretudo , prejuízos consideráveis no desenvolvimento intelectual do público infantil (Melhore a apresentação dessa discussão) , já que afeta diretamente o processo de aprendizagem (algo imprescindível na idade que se encontram).
(Boa estratégia coesiva) Ademais , também é válido ressaltar o enfraquecimento das relações como consequência dessa temática. Tal questão acontece pois , de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman , em seu conceito sobre "Modernidade Líquida" , a sociedade atual vive um cenário em que as relações estão ficando cada vez mais frágeis e maleáveis , como os líquidos. Nessa perspectiva , percebe-se que tal premissa dialoga com o uso excessivo da tecnologia entre as crianças , uma vez que sua presença constante causa o deciclínio dos vínculos sociais e familiares , já que , muitas vezes , não é utilizada de modo a trazer benefícios para o cidadão. A título disso , o Homem de Ferro , famoso personagem das histórias em quadrinhos americanos , é um jovem bilionário que utiliza da tecnologia e dos seus poderes para a defesa do mundo. Aqui no Brasil , por não se ver dotada de superpoderes , a população se sente incapaz de mudar a realidade em que vive.
(Boa estratégia coesiva) Portanto , ao entender que o uso descontrolado da tecnologia entre as crianças representa um entrave para o progresso nacional , é tempo de combater esse grave problema. Para isso , é necessário que o Poder Executivo federal , mais específicamente o Ministério da Educação , estimule ações de incentivo à compreensão acerca dos perigos relacionados à utilização excessiva dos meios tecnológicos entre as crianças. Tal ação ocorrerá por meio de programas educativos realizados nas instituições educacionais , os quais abordarão os impactos da tecnologia na sociedade , além da propagação de estratégias para o fortalecimento das relações sociais. Isso será feito a fim de desconstruir as "cegueiras" e promover um futuro melhor. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Ótima produção textual. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |