A tecnologia vem tendo avanços a cada dia, e com isso vários recursos estão se desenvolvendo cada vez mais, (Justaposição) o uso dessa tecnologia, quando moderado (Vírgula) traz trás vários benefícios a população, mas, (Sem vírgula) quando não ocorre assim causa diversos desafios associados (Vírgula) por exemplo (Vírgula) ao uso excessivo do celular; um exemplo disso, (Sem vírgula) são as crianças, que tendem a passar várias horas por dia utilizando esses aparelhos para satisfazer seus desejos de diversão, jogando jogos, assistindo vídeos e até mesmo ouvindo músicas. Isso se torna um problema quando esse uso não tem um controle, pois passa a ser tudo o que a criança entende como opção de se desligar dos desafios que ele encontrar. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
Na maioria das vezes, os pais que trabalham durante o dia, compram para seus filhos aparelhos tecnológicos para que eles possam se distrair durante o dia, se esquecendo completamente de que (Vírgula) sem um limite pré-estabelecido, a criança ou o adolescente começará a ter desafios para se socializar entre outros desafios, deixando lacunas no convívio e fragilizando as relações que a criança tem, o a tornando uma pessoa egoísta prezando apenas a alcançar seus prazeres de forma rápida e acessível. Uma maneira de controlar esses indesejáveis conflitos é colocando limites quanto ao tempo de uso que o adolescente ou a criança faz dessas tecnologias. Crianças com idade menor que um ano, (Sem vírgula) não devem ficar mais do que uma hora por dia usando esses aparelhos, pois prejudica o desempenho cognitivo da criança, o prejudicando no futuro. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Os pais, ou responsáveis (Vírgula) deveriam estabelecer o tempo que os jovens devem utilizar seus aparelhos e o tempo em que devem fazer suas tarefas, ou brincar fora desse mundo virtual; considerando o fato de que a tecnologia já faz parte essencialmente de nossas rotinas, devemos usá-la de forma saudável e ensinar nossos pequenos a maneira correta de utilizá-la também. E para que isso não seja uma regra fácil de quebrar, a existência de um aplicativo que controlasse o tempo que foi estipulado para o uso do aparelho e enviasse um aviso alertando que o tempo disponível de uso para o dia foi esgotado, e caso o jovem insista em usá-lo enviar um aviso para o celular do responsável alertando o descumprimento dessa regra, e com apenas um clique, o pai ou a mãe do jovem faria o celular da criança desligar automaticamente. (Truncamento) Tornando assim, (Sem vírgula) menos provável que nossas crianças se tornem viciadas, e não tenham desafios para socializar e conviver normalmente com a sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |