É certo que a tecnologia vem ganhando bastante espaço na sociedade e que o uso dela, inclusive pelas crianças, ajudam em alguns aspectos como na estimulação da memorização que acontece quando se assiste várias vezes a um vídeo de música (Vírgula) por exemplo. Apesar disso, se a criança a utiliza em excesso, isso trás traz consequências que infelizmente podem prejudicar o desenvolvimento delas. Então, será que vale a pena deixar os pequenos manusear essa ferramenta com liberdade?
Em primeiro lugar, uma das consequências é o isolamento social que se verifica quando ela passa horas navegando no celular ou no tablet e se priva de interagir com outras crianças (Melhore a coesão textual) e isso no futuro tende a causar até uma depressão que é algo muito presente no cotidiano das famílias. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Outra premissa que se vê é o sedentarismo precose precoce, que é efeito de uma rotina em que não se exercita ao correr jogando bola e ao brincar brincadeiras de criança nas quais fazem bem tanto para a saúde física quanto para a mental. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, cabe (Vírgula) portanto, aos pais impor alguns limites aos seus filhos para que os mesmos não fiquem grande parte do dia com seus olhos vidrados na tela do celular e também propor a eles alternativas de diversão que serão prazerosas. Além disso, é necessário que o Poder Público invistam em propaganda que mostrem os riscos que elas podem sofrer com o uso inadequada inadequado da tecnologia e que auxiliem na conscientização de que as crianças devem usar-lá de maneira moderada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |