No que concerne o uso de tecnologia entre as crianças (Vírgula) é um problema não apenas social, mas de saúde. Dentre outros fatores, destaca-se o sedentarismo e o enfraquecimento das relações familiares, uma vez que não existe um limite no tempo de uso das tecnologias. (Melhore a contextualização do tema)
Certamente, o uso excessivo de tecnologia por crianças afeta a saúde, tendo em vista a substituição do ato de brincar ao ar livre, movimentando-se, por ficar estático com o celular na mão na maior parte do dia, adotando, sem perceber, um estilo de vida sedentário. Segundo o Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes (ERICA), as doenças que antes eram vistas somente na fase adulta, estão cada vez mais presentes entre crianças e adolescentes como diabetes, obesidade, hipertensão arterial e distúrbios do sono.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, destaca-se o enfraquecimento das relações familiares devido ao isolamento social e que gera consequências no desenvolvimento de habilidades sociais, indispensáveis para o indivíduo saber expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, no âmbito social, familiar e profissional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, cerca de 84,4% da população entre 10 e 13 anos tinha telefone móvel para uso pessoal. Ou seja, cada vez mais novos e que carecem de discernimento para usar as tecnologias de maneira saudável e produtiva.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o físico Albert Einstein já proferiu que "o espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia", de modo que é necessário que as famílias adotem hábitos saudáveis no que se refere ao tempo de uso das tecnologias. Além disso, são indispensáveis políticas públicas de conscientização da boa gestão do tempo em frente às telas e incentivo à prática de atividades físicas de acordo com cada faixa etária. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |