O uso da tecnologia entre as crianças, quando feito de forma adequada, pode trazer benefícios, tais como o aumento da capacidade cognitiva, aumento do raciocínio lógico, e até mesmo o trabalho coletivo, mas, (Sem vírgula) quando em uso demasiado traz consequências maléficas, das quais cabem ser citados o aumento da timidez e da obesidade em crianças das quais usufruem demasiadamente o produto. (Parágrafo frasal)
No Brasil, segundo um estudo realizado em 2018 pela TIC Kids Online Brasil, 69% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de idade usufruem do produto mais de uma vez por dia, dos quais 10% declaram-se usuários dos quais usam em excesso a internet, em que pode-se notar o aumento da timidez ou obesidade, e no pior dos casos, os dois. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A internet na escola pode trazer inúmeros benefícios, como a prática de jogos interativos e até mesmo o aprendizado de uma nova língua, entretanto, faz-se necessário o uso de forma adequada, não deixando o uso do produto sobressair o ensino convencional, como a escrita no papel e explanações feitas em lousas, pois estas estimulam a atenção e a grafia das crianças. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, faz-se necessário a adesão dessas ferramentas de ensino ao ambiente escolar, visando o aumento do contato entre as crianças, mas que este não se restrinja apenas ao virtual. Além disso, o ensino convencional deve ser mantido para o desenvolvimento pessoal da criança. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |