Na série norte-americana "Black Mirror" é retratado um futuro no qual a tecnologia tem poderes absurdos, e chega a prejudicar a sociedade quando usada de maneira indiscriminada. Fora da ficção, mas sem desconsiderar o contexto da obra, percebe-se que o uso da tecnologia tem aumentado nas últimas décadas, principalmente entre crianças. Dessa forma, muitas vezes esse hábito acaba prejudicando o desenvolvimento da própria criança. Isso ocorre devido ao uso descontrolado do celular como também a falta de informação dos pais sobre o tempo correto de uso do aparelho. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, vale mencionar que o uso desacerbado do celular pode causar diversos problemas para a criança, como por exemplo, falta de vontade de brincar e praticar exercícios físicos e também afetar o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Segundo Albert Eisten a tecnologia havia excedido a humanidade dos seres humanos, pois, passou a controlá-los ao ponto deles não saberem como fugir dela. Tendo isso em mente, é evidente que há uma necessidade de controlar o uso do celular, principalmente, para evitar possíveis problemas e vícios, especialmente àqueles que estão em fase de desenvolvimento.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é nítido que os pais são fundamentais para o controle do uso do aparelho celular dos seus filhos, tendo em vista que na maioria dos casos são os pais que entregam o celular à criança. Desse modo, é preciso que os responsáveis saibam quanto tempo é o ideal para o filho usar o aparelho, como também outros meios eletrônicos. Nesse sentido, conforme escrito no Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever de família cuidar e zerar do bem-estar da criança. Sendo assim, é preocupando-se com questões como esta que estarão zelando da saúde dos filhos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são precisas para combater a problemática. Assim, o Estado em parceria com às as escolas - formadoras sociais- devem promover formações através de reuniões com pais para alertá-los sobre o uso excessivo do celular e o que isso causa ás crianças e adolescentes, para que possam se informar sobre o assunto e ensinar aos filhos sobre o horário que o aparelho pode ser usado. Somente assim o Brasil poderá ser uma nação mais consciente e capaz de usar a tecnologia de maneira responsável e segura. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |