Nos dias atuais, existem pais/responsáveis que ficam indecisos sobre o uso das tecnologias na infância, pois alguns consideram o uso delas benéficos e outros, consequentemente, não. O livro "A menina da cabeça quadrada" (Vírgula) escrito por Emília Nuñez (Vírgula) fala a respeito deste tema, neste livro a autora tenta conciliar o uso da tecnologia e as brincadeiras de quintal, nele vemos a importância das brincadeiras e da tecnologia no aprendizado das crianças. (Formule a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais, é comum nos dias de hoje que as tecnologias façam parte do nosso dia a dia. Segundo algumas pesquisas feitas pela AAP (Academia Americana de Pediatria), o uso dos aparelhos tecnológicos em crianças menores de 2 anos não é recomendado, pois pode atrasar e atrapalhar os processos mentais e cognitivos das crianças. Já as crianças com 3 a 5 anos podem utilizá-las durante 1 hora por dia, com os responsáveis observando por onde os menores estão indo e a classificação indicada de cada site.
(Melhore a estratégia coesiva) Se essas ferramentas forem manuseadas de forma correta poderá auxiliar no pensamento cognitivo e estratégico (Vírgula) além de estimular a concentração e o raciocínio lógico da criança. Se a criança for deixada exposta a internet sem a observação de um adulto ela poderá desenvolver efeitos negativos, como exemplo, desenvolvimentos de transtorno, cyberbullying, isolamento social, sedentarismo infantil etc.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, se a criança obterá os benefícios ou os malefícios depende de como será utilizada a ferramenta. Para evitar transtornos os responsáveis podem controlar o tempo que as crianças passam diante das telas, e encorajá-las a praticar brincadeiras ao ar livre. E quando forem mais velhas orientá-las como navegar de forma segura, e exercitá-las a impor limites na quantidade de tempo em frente as telas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |