A obra “Abaporu”, da pintora brasileira Tarsila do Amaral, além de inaugurar o movimento antropofágico nas artes plásticas, é tida como o símbolo metafórico do brasileiro médio, que tem como marca a falta de reflexão, ao representar, de modo desproporcional, o corpo do personagem da pintura. Nessa perspectiva, “Abaporu” também pode simbolizar a debilidade reflexiva que cerca o abuso tecnológico entre infantes, que se perpetua como problemática a partir da irracionalidade social que o envolve. Desse modo, é essencial analisar os principais impulsionadores desse contexto hostil: o descaso governamental e a imobilidade social. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, é importante destacar a insuficiente ação do Estado perante o problema. Nesse sentido, segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiavel, o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder - e não na promoção do bem comum. A reflexão do pensador ecoa no uso inadequado de tecnologias - como, por exemplo, celulares e computadores - entre crianças destituídas de limites de utilização (Explore mais essa discussão). Por conseguinte, escassas medidas são efetuadas pelos governantes para que haja o adequado uso tecnológico, já que tais ações não lhes garantiriam um aumento considerável no número de votos em futuras eleições e, consequentemente, pouco auxiliaria na manutenção do poder destes governantes, confirmando a reflexão que Maquiavel trouxe ainda no Renascimento.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido salientar a omissão social diante dessa realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria da “Banalidade do Mal”, sustenta que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob esse viés, é notória a incidência do pensamento de Arendt na situação das crianças que não possuem orientações sobre como utilizar dos meios tecnológicos, gerando o abuso. Com isso, há pouca pressão social no governo para mudança desse paradigma e, conforme afirmado por Arendt, há a banalização do mal sofrido por esses cidadãos.
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem o abuso tecnológico infantil. Por isso, a sociedade deve, por meio de manifestações pacíficas, exigir a atenção do Estado, a fim de obter uma melhoria do bem-estar das crianças brasileiras. Ademais, o governo federal deve, por intermédio do Ministério da Educação, propor aulas em escolas públicas e privadas que abordem orientações pragmáticas a respeito do correto uso tecnológico e, com isso, obter uma concepção e relação saudável entre as crianças e as tecnologias. Assim, a debilidade reflexiva que o quadro "Abaporu" traz consigo, certamente, será apagada de sua ligação com o problema abordado. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |