[Sem título] - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 06/01/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em uma sociedade moderna e em constante evolução, se torna cada vez mais imprescindível a utilização da tecnologia para os indivíduos funcionarem e progredirem. Porém os usos inadequados das telas digitais podem ter consequências negativas, sejam no aspecto social e emocional, como dificuldades no relacionamento, sejam no aspecto físico, como redução da visão. Contudo, crianças ficam mais vulneráveis a tais efeitos, toda vez tendo em vista que elas ainda não têm o autocontrole para administrar o uso dos dispositivos electrónicos de forma adequada. Neste sentido, as instituições encarregadas de velar pela educação e bem-estar das crianças, especialmente a família, enfrentam um desafio para o qual nem sempre estão suficientemente preparadas e que precisa de foco e atenção. (Delimite as discussões iniciais)

Embora as crianças precisem da tecnologia para estudar e se entreter, além de aprender a usá-la como ferramenta para o futuro, o consumo indiscriminado de conteúdos da internet está sendo responsabilizado por seu comportamento individualista e pouco sociável, já que a navegação pela internet, sobretudo as redes sociais e os vídeos jogos, oferecem um ambiente mais atrativo; porém, deixam uma lacuna nas relações interpessoais, especialmente no âmbito familiar. (Reestruture as discussões. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se que não são poucas as queixas de pais quem, na tentativa de controlar o tempo ou a qualidade dos conteúdos que as crianças consomem, percebem irritabilidade e até reações exacerbadas das mesmas, fragilizando-se ainda mais as relações familiares. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, os bebês que são expostos às telas electrónicas de forma indiscriminada, (Sem vírgula) sofrem efeitos prejudiciais no desenvolvimento do cérebro, visto que os estímulos oferecidos pelos dispositivos tecnológicos são processados de maneira passiva, o que não contribui no desenvolvimento de habilidades ativas como a coordenação motora. Isso sem falar nas consequências negativas que a luz emitida pelas telas electrónicas têm sobre o sono, tão importante nas primeiras etapas da vida, e no sentido da visão das crianças. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Com o intuito de preencher a lacuna de informação e capacitação que impossibilita exercer um controle efetivo no uso dos dispositivos electrónicos por parte das crianças, é necessário que o Ministério da Saúde implemente um programa contínuo de educação dirigido aos pais, que são as pessoas que exercem um controle mais próximo ás crianças, a partir de assessorias prestadas por os pelos médicos pediatras e informação impressa distribuídas nos postos de saúde e consultórios das redes de saúde pública e privada. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200