Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o uso da tecnologia entre as crianças apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto do silenciamento social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é importante pontuar que o uso da tecnologia entre as crianças deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “O Estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. (Fechar aspas) Devido à falta de atuação das autoridades governamentais pouco ou nada se faz perante a educação dos nativos digitais, no qual os pais muitas vezes ficam sem um trabalho de base sobre como aplicar e regular o tempo dos filhos de exposição às telas - TV, tablet, celular, etc.- e essa exposição exagerada precoce pode desencadear futuros problemas como nas crianças como, por exemplo, a dependência tecnólogica, assim como, (Sem vírgula) insônia. Desse modo, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar o silenciamento social como promotor da problemática. Partindo desse pressuposto, muitas pessoas possuem conhecimento sobre quão malefíco pode ser o uso das telas em crianças, sobretudo ignoram tal problema, pois o uso da tecnologia envolve e serve como "passa tempo" preferido dos pais para seus filhos. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o silenciamento social contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar o uso da tecnologia entre as crianças, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação - órgão responsável pela educação pública nacional -, será revertida em cursos online para pais e pessoas interessadas em manuais de orientações sobre o uso de tecnologia entre as crianças, tais cursos deverão ser desenvolvidos por especialistas no assunto e transmitidos de forma gratuita, a fim de conscientizar maior número de cidadãos sobre o assunto. Desse modo, atenuar-se-à, em médio e longo prazo (Vírgula) o impacto nocivo do uso da tecnologia entre as crianças, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |