A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, seja em casa, no trabalho ou nas escolas, e no universo infantil essa realidade não é diferente. As crianças estão cada vez mais hipnotizadas pelo o que se passa nas telas, entretidas com vídeos, músicas, jogos e todas as infinitas possibilidades que a tecnologia proporciona. (Formule a tese)
Apesar de parecer mágico, um aparelho que deixa as crianças concentradas para que os pais possam realizar suas tarefas, as consequências podem ser catastróficas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a exposição excessiva às telas pode levar à inatividade física, o que pode resultar em prejuízos para a saúde dos pequenos, como sedentarismo e obesidade infantil.
(Melhore a estratégia coesiva) É na infância que os indivíduos desenvolvem suas habilidades sociais, como: comunicação assertiva, resolução de problemas, conscientização sobre sentimentos e emoções, dentre outras. No entanto, quando as crianças passam mais tempo no mundo virtual do que no real, elas não conseguem desenvolver esses aspectos, podendo gerar frustações futuramente, devido à sua falta de compreensão a respeito da sociedade e quebra de expectativas em relação ao mundo fictício.
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista as problemáticas apresentadas, é preciso criar um plano que garanta às crianças um desenvolvimento saudável. Um projeto realizado pelo governo federal em parceria com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que propõem atividades gratuitas para as crianças duas vezes no mês, de forma que elas possam exercitar o corpo físico com brincadeiras, a mente com desafios lógicos de acordo com a idade e as habilidades sociais em contato com outras crianças. Assim será possível formar a futura geração da melhor forma, garantindo seu desenvolvimento e diversão. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |