Em dos capítulos da novela "Chiquititas", exibida pelo Sistema Brasileiro de Televisão entre 2013 e 2015, a personagem Milena é perseguida por um desconhecido após expor-se de forma indevida em redes sociais. Infelizmente, tal problemática ocorre também no mundo em que vivemos devido à irresponsabilidade dos responsáveis e falta de conhecimento acerca dos danos e riscos aos quais as crianças estão sujeitas ao fazerem uso de tecnologias cada vez mais cedo e sem receberem instruções sobre os cuidados necessários ao conectarem-se com o mundo virtual.
Raramente — quase nunca — a mídia contribui para a sociedade promovendo campanhas e programas a fim de conscientizar a população sobre as aplicabilidades dos recursos tecnológicos atualmente disponíveis. Na verdade, é muito mais comum que famílias sejam atingidas por publicidades e propagandas que incentivam o uso exagerado e precoce das tecnologias, sem levar em conta as ameaças para o desenvolvimento infantil e outros perigos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é igualmente clara a omissão do Estado, que pode ser percebido como uma “Instituição Zumbi”, definição do sociólogo polonês Zygmunt Bauman para simbolizar as instituições que não deixaram de existir, porém já não cumprem seu papel social a que inicialmente propuseram-se, como o Ministério da Educação e as secretarias e varas da infância, por exemplo, ao não tomarem medidas, de fato, úteis, que afetem o público alvo. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, ser urgente ações que tragam ao consciente popular as melhores providências para serem tomadas quanto ao uso de tecnologia entre as crianças e impedir situações parecidas com a ficcional “Chiquititas”. Destarte, o Estado, por meio do governo federal e dos governos estaduais e municipais, deve proporcionar palestras abertas ao público em instituições de ensino e propagá-las em canais de televisão e mídias sociais para despertar em todos a relevância do assunto e estimulá-los a cuidar dos futuros adultos. Desta forma, será possível construir um país com cidadãos que, desde cedo, não desprezam a tecnologia, mas conhecem-na e fazem bom uso dela. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |