No documentário "O dilema das redes", presente no catálogo da plataforma Netflix, é apresentada uma família composta por crianças bastante apegadas a seus smartphones. Analogamente, na sociedade contemporânea, torna-se cada vez mais perceptível o uso de instrumentos digitais por indivíduos na mais tenra idade, fato que pode caracterizar uma grande contribuição durante a infância, mas também um possível risco de atraso no crescimento físico e psicológico. Nesse sentido, os impactos positivos e negativos da relação entre crianças e tecnologia devem ser investigados. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, vale pontuar o destaque dos serviços digitais em relação à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia do coronavírus, no período de 2019 a 2021. Nesse cenário, os recursos digitais de ensino à distância foram essenciais na continuidade da educação de crianças e jovens, durante a quarentena (Explore mais esse argumento). Tal fator evidencia um aspecto positivo da tecnologia em relação às crianças, pois as plataformas virtuais descobertas e desenvolvidas puderam ser acrescentadas no sistema tradicional de ensino, após o retorno às salas de aula.
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, o uso deliberado de eletrônicos pelos mais novos pode acarretar em sérios prejuízos em sua evolução mental e/ou físico. Essa perspectiva tornou-se real no tempo hodierno, no qual crianças passam mais tempo isoladas em frente a telas do que inseridas em atividades lúdicas e sociais. Nesse aspecto, o uso de tecnologias pelos pequenos representa uma interferência no processo natural do desenvolvimento infantil. (Explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, vê-se que, a depender da forma de utilização, as ferramentas e os meios tecnológicos podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais às crianças. Desse modo, cabe aos pais e responsáveis o monitoramento do tempo de utilização dos eletrônicos de seus filhos e a imposição de um limite diário de horas, segundo às as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o conteúdo acessado pelas crianças também deve ser avaliado, dando preferência a jogos e vídeos educativos. Espera-se que tais medidas resultem em uma utilização mais saudável da tecnologia por parte das crianças. (Apresente o meio)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |