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O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 03/01/2023

Status:

Corrigida
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No documentário "O dilema das redes", presente no catálogo da plataforma Netflix, é apresentada uma família composta por crianças bastante apegadas a seus smartphones. Analogamente, na sociedade contemporânea, torna-se cada vez mais perceptível o uso de instrumentos digitais por indivíduos na mais tenra idade, fato que pode caracterizar uma grande contribuição durante a infância, mas também um possível risco de atraso no crescimento físico e psicológico. Nesse sentido, os impactos positivos e negativos da relação entre crianças e tecnologia devem ser investigados. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, vale pontuar o destaque dos serviços digitais em relação à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia do coronavírus, no período de 2019 a 2021. Nesse cenário, os recursos digitais de ensino à distância foram essenciais na continuidade da educação de crianças e jovens, durante a quarentena (Explore mais esse argumento). Tal fator evidencia um aspecto positivo da tecnologia em relação às crianças, pois as plataformas virtuais descobertas e desenvolvidas puderam ser acrescentadas no sistema tradicional de ensino, após o retorno às salas de aula.

(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, o uso deliberado de eletrônicos pelos mais novos pode acarretar em sérios prejuízos em sua evolução mental e/ou físico. Essa perspectiva tornou-se real no tempo hodierno, no qual crianças passam mais tempo isoladas em frente a telas do que inseridas em atividades lúdicas e sociais. Nesse aspecto, o uso de tecnologias pelos pequenos representa uma interferência no processo natural do desenvolvimento infantil. (Explore mais essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, vê-se que, a depender da forma de utilização, as ferramentas e os meios tecnológicos podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais às crianças. Desse modo, cabe aos pais e responsáveis o monitoramento do tempo de utilização dos eletrônicos de seus filhos e a imposição de um limite diário de horas, segundo às as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o conteúdo acessado pelas crianças também deve ser avaliado, dando preferência a jogos e vídeos educativos. Espera-se que tais medidas resultem em uma utilização mais saudável da tecnologia por parte das crianças. (Apresente o meio)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200