No Brasil existem diversos tipos de povos, sejam eles tradicionais, indígenas, quilombolas, etc… (Uso inadequado da pontuação) Porém alguns lutam para serem, (Sem vírgula) valorizados no país, onde numerosas pessoas não têm um verdadeiro conhecimento sobre essas variedades de comunidades existentes no Brasil. Vale reforçar que, (Sem vírgula) muitos, (Sem vírgula) defrontam-se para serem aceitos na legislação, porém, a mesma não acolhe alguns como comunidades e povoados em um país rico entre agremiações. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)
Muitas comunidades (Vírgula) por exemplo, não só lutam pelo reconhecimento quanto como também pelos seus territórios em suas aldeias, famílias que trabalham pelo sustento da casa. (Truncamento) Mas que a lei constituinte não valoriza os muitos trabalhadores que buscam felicidade e a aceitação da sociedade. Famílias tradicionais ou não, todos querem ser respeitados como devem ser. (Reelabore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Na sociedade, grande parte vive em famílias tradicionais, e quando surge famílias diferentes acham distintas, (Sem vírgula) das suas, até porque nunca ouviram falar ou não tiveram um conhecimento específico sobre tal assunto, por isso não dão tanta importância. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Entretanto, no Brasil a lei já está vigorando essas famílias. Atualmente 70% já entraram para lei fazendo parte da riqueza do Brasil. (Truncamento) Onde são vistos como patrimônios culturais do Brasil, os indivíduos que valorizam não compactuam com desreipeito, porque afinal de contas cada um tem sua comunidade. Os direitos humanos disponibilizam terras para serem usadas para plantações e colheita para dar frutos naturais.A luta pelo território é complicado (Vírgula) mas, (Sem vírgula) que aos poucos está se transformando em solo bom para se viver e levar a vida. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões conforme a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |