De fato, é notório a desvalorização dos nossos povos tradicionais brasileiros. Populações e comunidades que estão vivendo sob a ameaça de perder seus territórios para empresas de todo o mundo. Pescadores, caatingueiros, extrativistas, quebradeiras de coco que (Vírgula) segundo pesquisadores da UnB (Desenvolva a sigla), fazem da terra uma mãe, numa troca, a natureza lhes oferece alimento e moradia e eles se responsabilizam por zelar dela, retirando apenas o necessário para sobreviver e respeitando o tempo de regeneração da terra, diferente de instituições e grandes multinacionais. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Mas a maior problemática está no desrespeito e desprezo por essas populações e comunidades, que afirmaram na Carta da Amazônia de 2021 para os participantes da COP26, desejarem a defesa da sociobiodiversidade amazônica, que com certeza é algo que atinge toda a Terra. Esses povos estão cansados de estratégias baseadas em marketing. Empresas que afirmam estar a favor dessas comunidades, mas compactuam com leis que ameaçam os direitos delas e seus territórios (Reestruture essa discussão). Assim como essas populações, acredito (Evite o uso de primeira pessoa) no saber e nas experiências dessas sociedades. Se essa adversidade está acontecendo com eles, porque esses povos não podem cooperar nesses processos? Com tantos saberes tradicionais, com tanto conhecimento, creio que deveria haver uma maior valorização de tal fato. Implantar seus aprendizados, não apenas em legislações ou salientar com o Estado sobre a ameaça em seus territórios, é preciso falar desses problemas com toda a população brasileira. Creio que essa desvalorização estaá enraizada na mente de pessoas que não fazem parte de nenhum povo tradicional brasileiro. Desvalorização que acaba se tornando um preconceito com esses povos. Penso que se aplicássemos um pouco das culturas de alguns povos brasileiros em escolas, já haveria uma grande diferença no modo de pensar das crianças. Com tantas propagandas, tantas estratégias de marketing, será que não era possível fazer com que os brasileiros conhecessem mais sobre seus povos? Afinal, nós brasileiros fazemos parte do país mais miscigenado do mundo, a maior parte do nosso povo tem raízes de alguma comunidade tradicional, mesmo sem termos conhecimento sobre tal.
(Melhore a estratégia coesiva) Considero que a maior inovação para a valorização desses povos e seus territórios, (Sem vírgula) está na mente das pessoas. Creio que acima de leis que de certa parte tentam conservar os territórios e povos tradicionais, conhecimentos e experiências são a verdadeira forma que nos levará a apreciar e respeitar nossos povos, comunidades e populações tradicionais. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |