Enquanto não houver conhecimento da sociedade de quantos e quem são os povos e comunidades tradicionais brasileiros que identificam o país, mais distante se estará de uma consciência cidadã coletiva. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese. Parágrafo frasal)
A frase clichê de que o Brasil não conhece o Brasil é exemplificada no desconhecimento da sociedade em entender quem são os povos e comunidades tradicionais que há séculos formam uma parte da identidade nacional. Uma das causas iniciais disso é o fato de a matriz escolar curricular brasileira abordar a história do Brasil circunscrita à época de seu descobrimento, em que os indígenas - por obviedade - são protagonistas, enquanto todos os demais povos que surgem ao longo dos séculos são abordados residualmente. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo pesquisas da Universidade de Brasília, existem 26 povos e comunidades tradicionaia tradicionais no Brasil reconhecidos oficialmente e muitos outros que ainda não foram incluídos na legislação. Por serem assim tratados, a importância que tais povos até hoje exercem não é devidamente reconhecida, o que gera não só empobrecimento cultural quanto negligência por parte do Estado (Paralelismo) e sociedade na proteção desses grupos que sofrem com maiores vulnerabilidades se comparados a indígenas e quilombolas, populações cuja importância é ao menos de notório conhecimento.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, e preciso que o Estado, juntamente com a sociedade e principalmente a comunidade escolar, reestruture a grade curricular para que a história do Brasil seja estudada mais a fundo, trazendo consigo a importância desses povoa povos e comunidades na formação da identidade sociocultural quanto (Paralelismo) da preservação do meio ambiente que preservam e que impactam a toda sociedade. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |