Na obra nipônica Calore & Tuesday, marte foi colonizada e habitada pelos os seres humanos, pela ótica de Tuesday -uma adolescente originária da terra- vemos a dificuldade dela se tornar uma artista musical, pois com a entrada da tecnologia e da inteligência artificiais as composições e o auto-redimento nos artistas foram aprimorados (Reelabore essa ideia). Fora da ficção, a desvalorização de comunidades e povos tradicionais é um problema que aflinge a sociedade brasileira. (Formule a tese. Melhore a relação entre as discussões)
Primodialmente, a amostra de desvalorização pode-se dar a estereotipízação acerca de seus meios de vivências, que são majoritariamente atrelados ao setor da agronomia e agricultura, logo sendo depostamente não reconhecidos como grande agricultores. Além desses conseguintes fatos (Vírgula) a chegada da urbanização e tecnologia em locais de grande polarização dessas comunidades reforçam essa desvalorização. (Reestruture a discussão)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, através da vitalidade dessas comunidades em lugares de vasta demografia rural a urbanização delimita a renda sustentável de várias dessas famílias tradicionais, assim fazendo com que muitos desistam de suas tradições e buscando setores mais favoráveis por consequência da desigualdade social. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Poder Legislativo deve propiciar uma emenda de renda básica, similar ao bolsa família e auxílio Brasil, com o valor de 700 reais por família (Vírgula) e o Ministério da Educação deve complementar nos plano de cursos de algumas disciplinas escolares projetos sociais com o fim de promover a valorização dos povos tradicionais e comunidades no Brasil. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |