12/2022 - Banco de redações


Desafios para para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Enviada em: 26/12/2022

Status:

Corrigida
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Na obra nipônica Calore & Tuesday, marte foi colonizada e habitada pelos os seres humanos, pela ótica de Tuesday -uma adolescente originária da terra- vemos a dificuldade dela se tornar uma artista musical, pois com a entrada da tecnologia e da inteligência artificiais as composições e o auto-redimento nos artistas foram aprimorados (Reelabore essa ideia). Fora da ficção, desvalorização de comunidades e povos tradicionais é um problema que aflinge a sociedade brasileira. (Formule a tese. Melhore a relação entre as discussões)

Primodialmente, a amostra de desvalorização pode-se dar a estereotipízação acerca de seus meios de vivências, que são majoritariamente atrelados ao setor da agronomia e agricultura, logo sendo depostamente não reconhecidos como grande agricultores. Além desses conseguintes fatos (Vírgula) a chegada da urbanização e tecnologia em locais de grande polarização dessas comunidades reforçam essa desvalorização. (Reestruture a discussão)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, através da vitalidade dessas comunidades em lugares de vasta demografia rural a urbanização delimita a renda sustentável de várias dessas famílias tradicionais, assim fazendo com que muitos desistam de suas tradições e buscando setores mais favoráveis por consequência da desigualdade social. (Parágrafo frasal) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Poder Legislativo deve propiciar uma emenda de renda básica, similar ao bolsa família e auxílio Brasil, com o valor de 700 reais por família (Vírgula) e o Ministério da Educação deve complementar nos plano de cursos de algumas disciplinas escolares projetos sociais com o fim de promover a valorização dos povos tradicionais e comunidades no Brasil. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200