Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto da lacuna educacional. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é importante pontuar que os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “O Estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, diversos povos tradicionais brasileiros convivem com ameaças constantimentes constantemente em suas terras, seja por alguns projetos brasileiros que consistem na ocupação de terras que residem comunidades tradicionais de longos períodos, seja por falta de apoio do governo geral, para que haja melhoria da saúde e educação em suad suas comunidades. Desse modo, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar a lacuna educacionall como promotor da problemática. Partindo desse pressuposto, pouco ou nada estuda-se sobre os povos e comunidades tradicionais nas escolas durante o ensino médio e isso faz com que muitos desses povos não sejam estudados, dessa maneira tais comunidades e suas tradições são excluídos do conhecimento dos brasileiros. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a lacuna educacional contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Para isso é necessário que as escolas juntamente com as prefeituras promovam, de maneira extraclasse, projetos e debates acerca dos povos e comunidades tradicionais, os eventos deverá deverão constar com a presença de professores e especialistas no assunto e representantes de povos tradicionais, tals eventos deverá deverão ser abertos ao público, a fim de informar cada vez mais cidadãos sobre a importancia dos povos tradicionais na formação da população brasileira. Desse modo, atenuar-se-à, em médio e longo prazo o impacto nocivo dos desafios dos povos tradicionais e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |