É fato que os mais de 26 povos tradicionais do Brasil não são devidamente valorizados. Tal questão evidencia os diversos entraves que essas comunidades necessitam perpassar, como são os casos da falta de reconhecimento por parte da sociedade e da degradação/invasão dos ambientes em que vivem. Em vista disso, é importante buscar formas de mitigar ou resolver esses problemas.
Durante o período colonial no Brasil, africanos escravizados eram trazidos ao país e sofriam uma grande homogeneização das etnias às quais pertenciam. Tal ideia do colonizador de simplificação de povos compõe, até hoje, a perspectiva de grande parte da população brasileira (Essa discussão precisa ser mais explorada). Isso explica a noção errônea de que as comunidades tradicionais são uniformes, gerando a desvalorização ou, até mesmo, a ausência de conhecimento acerca da existência de certos grupos.
(Melhore a estratégia coesiva) Por viverem em locais predominantemente naturais e dele obterem seu sustento, as comunidades tradicionais expressam uma forte ligação de respeito com a natureza. Assim, as relações de harmonia com o meio em que habitam só são conturbadas diante da presença de indivíduo externos e mal intencionados. As ameaças de desmatamento- oriundas, principalmente, das grandes empresas- ou de invasão dos espaços ocupados pelas comunidades (como as sofridas por populações indígenas) são exemplos disso.
(Melhore a estratégia coesiva) Frente aos desafios apresentados, algumas propostas podem ser feitas na tentativa de solucioná-los. A fim de dar mais conhecimento à sociedade acerca dos diversos povos tradicionais, conteúdos informativos devem ser integrados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abordados em salas de aula, através dos livros didáticos e atividades. Em relação às ameaças de desmatamento e/ou invasão que essas comunidades sofrem, as lideranças responsáveis devem ser incumbidas da elaboração e efetivação de leis que os protejam. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |