Povos tradicionais brasileiros são povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, apanhadores de flores, etc…(Evite esse tipo de construção) ou seja são um povo povos que consideram a natureza como sua casa, como fonte de alimento e como meio de trabalho pois da natureza fazem trabalhos artesanais, vivem da pesca e muitos mais, cada um com a sua diferença, alguns são reconhecidos e outros ainda não foram incluídos na legislação brasileira, essa população luta para ter um lugar de igualdade na sociedade e ser reconhecida. (Parágrafo frasal. Melhore a construção de sentido. Formule a tese)
Essa população lida com ameaças no território onde vivem, empresas que apoiam a legislação ambiental devoram seus direitos, invadem seu habitat propondo mecanismo de financiamento que não condizem com a realidade de seus territórios, lidam com a mata na amazônia (Vírgula) mortes de índios em tribos indígenas, (Melhore a progressão de ideias) sufocando suas vidas e ainda são atingidos pela crise climática que não só atinge os povos tradicionais e comunidades (Vírgula) como também atinge a todos os seres viventes da terra. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de todos os problemas que essa população vive (Vírgula) a natureza continua sendo um lugar saudável para habitar, e eles se responsabilizam por cuidar dela, lutam pelos seus direitos, defendem a sociobiodiversidade amazônica, protegem seus territórios, pois tudo o que querem é mostrar suas culturas históricas (Vírgula) viver e reproduzir. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |