A Constituição federal de 1988 (CF/88) retrata em seu art.° 215 que, (Sem vírgula) o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais. Em contraste, atualmente (Vírgula) no Brasil, há a desvalorização das comunidades e povos tradicionais. (Formule a tese)
Inicialmente, a miscigenação racial é um dos pilares da sociedade pátria, principalmente pela cultura adquiria dos povos nativos e dos forasteiros. Nesse sentido, a valorização das minorias brasileira é um dos desafios sociocultural socioculturais contemporâneo, que apesar da globalização atual, se perpetua uma espécie de racismo estrutural intrínseco. Desse modo, a falta de representantes no cenário político e a pouca visibilidade nas mídias sociais contribuem a cada dia para a ausência de notoriedade dessas comunidades locais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe destacar a inaplicabilidade do princípio da equidade que no seu conceito formal relata a equiparação de direitos para os menos favorecidos de oportunidades. O exemplo disso é os indígenas que, apesar de relevância histórica, têm seus direitos negligenciados, suas terras invadidas e correm risco de extinção. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a omissão estatal é um fator primordial na eliminação desses povos, pois, mesmo com dever constitucional (Vírgula) há pouco incentivo da cultura dos povos tradicionais. Dessa forma, no governo atual, não existe uma pasta ministerial específica designada para tratar essa temática, principalmente para dá dar visibilidade perante a sociedade e proteção de direitos, que muitas vezes são cessados em disputas de territórios, como é o caso das tribos indígenas que disputam espaços com fazendeiros, madeireiros e grileiros e não há uma intervenção do Estado para findar esses conflitos.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é urgente que Ministério da Educação insira no seu currículo estudantil o tema relacionado aos povos tradicionais. Para tanto, com o objetivo de quebrar o preconceito e da reconhecimento cultural a essas comunidades que são invisíveis aos olhos da sociedade e despertar representantes desses povos para proteger os direitos dessas comunidades no cenário politico. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |