A DESVALORIZAÇÃO DOS POVOS TRADICIONAIS ATUALMENTE 24 - Banco de redações


Desafios para para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Enviada em: 21/12/2022

Status:

Corrigida
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Desde o Brasil Colônia, com a chegada dos portugueses ao atual território brasileiro, as comunidades e povos tradicionais vêm sendo desvalorizadas. Dessa forma, a superioridade do português em relação aos povos nativos, criada anos atrás (Vírgula) ainda permanece na sociedade. Essa visão eurocêntrica é preocupante pois não se deve existir uma discriminação por conta dos antepassados do indivíduo. (Formule a tese)

Primeiramente, é válido salientar que existem diversos povos tradicionais brasileiros, porém é perceptível que o número de pessoas dessas comunidades que participam ativamente na sociedade, por exemplo em escolas, é baixo. Isso se deve à desigualdade de oportunidades existente e ao fato dessas pessoas viverem apenas dentro da própria comunidade. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, de acordo com a Constituição federal (Vírgula) artigo 5°:"todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Assim, a falta de inclusão dos povos tradicionais nas escolas e no ambiente social vai contra a Constituição (Reveja essa discussão). Logo, a diversidade deve ser respeitada e valorizada.

(Boa estratégia coesiva) Em terceiro lugar, toda a população deve reconhecer a importância dos indígenas, por exemplo, porque o povo pensou em uma maneira harmônica de viver com o meio ambiente, em uma relação de troca. Além disso, sua cultura é rica, com diferentes costumes e crenças. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para obter-se a valorização dessas comunidades, a população deve-se deve se conscientizar, esse assunto deve ser tratado em escolas para que os alunos entendam a importância da igualdade entre todos os brasileiros. Já o governo deve criar programas de inclusão dos povos em outras regiões. A mídia, (Sem vírgula) pode divulgar esses programas e campanhas, (Sem vírgula) para que a visão eurocêntrica (Vírgula) criada anos atrás, se dissipe. (Proposta incompleta)

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200