Desde o Brasil Colônia, com a chegada dos portugueses ao atual território brasileiro, as comunidades e povos tradicionais vêm sendo desvalorizadas. Dessa forma, a superioridade do português em relação aos povos nativos, criada anos atrás (Vírgula) ainda permanece na sociedade. Essa visão eurocêntrica é preocupante pois não se deve existir uma discriminação por conta dos antepassados do indivíduo. (Formule a tese)
Primeiramente, é válido salientar que existem diversos povos tradicionais brasileiros, porém é perceptível que o número de pessoas dessas comunidades que participam ativamente na sociedade, por exemplo em escolas, é baixo. Isso se deve à desigualdade de oportunidades existente e ao fato dessas pessoas viverem apenas dentro da própria comunidade. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, de acordo com a Constituição federal (Vírgula) artigo 5°:"todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Assim, a falta de inclusão dos povos tradicionais nas escolas e no ambiente social vai contra a Constituição (Reveja essa discussão). Logo, a diversidade deve ser respeitada e valorizada.
(Boa estratégia coesiva) Em terceiro lugar, toda a população deve reconhecer a importância dos indígenas, por exemplo, porque o povo pensou em uma maneira harmônica de viver com o meio ambiente, em uma relação de troca. Além disso, sua cultura é rica, com diferentes costumes e crenças. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para obter-se a valorização dessas comunidades, a população deve-se deve se conscientizar, esse assunto deve ser tratado em escolas para que os alunos entendam a importância da igualdade entre todos os brasileiros. Já o governo deve criar programas de inclusão dos povos em outras regiões. A mídia, (Sem vírgula) pode divulgar esses programas e campanhas, (Sem vírgula) para que a visão eurocêntrica (Vírgula) criada anos atrás, se dissipe. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |