Em 1500, Pedro Álvares Cabral desembarcou em terras ainda desconhecidas para seu reino, e deparou-se com povos já existentes na região,e ao invés de retornar ao seu país, instalou-se e deu início ao processo de colonização, colocando nos habitantes nativos os costumes, cultura e até mesmo língua de seu povo. Assim, teve início a formação do país que hoje chama-se Brasil. No contexto atual, apesar de já passados 500 anos da ocupação, as comunidades tradicionais brasileiras ainda sofrem consequências desse legado, encontrando como desafios a invisibilidade de seus problemas perante o governo e o preconceito sofrido na sociedade brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
Na série Aruanas, é protagonizado um massacre a uma aldeia indígena motivado pela disputa de terras por parte de uma empresa mineradora, responsável por um garimpo ilegal na região. Tal panorama não se distancia da realidade, pois os problemas enfrentados pelas comunidades são esquecidos pelo governo, já que o mesmo possui altos índices de invasões em áreas protegidas constitucionalmente pertencentes aos povos originários. Logo, é comum que situações como a vivida pela aldeia Yanomami, que ficou desaparecida por cerca de uma semana com medo de ameaças por parte de garimpeiros, sejam mais frequentes (este caso foi noticiado por diversos veículos midiáticos como o G1). (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a sociedade brasileira se torna um empecilho a ser vencido, pois sua ignorância sobre as comunidades tradicionais tem como resultado o preconceito enraizado na sociedade. Esta situação é mostrada na letra da canção “Negro Drama” (Vírgula) do grupo Racionais Mc’s, onde onde o rapper discorre sobre a desvalorização da comunidade afro-brasileira no país, chegando a dizer “me ver pobre, preso ou morto já é cultural”. Sendo assim, é inegável os efeitos desse problema nos povos tradicionais, podendo colocar em risco suas culturas, modo de viver e até mesmo suas vidas.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é primordial a resolução desses desafios para alcançar o objetivo de valorização das comunidades tradicionais. É dever do governo federal a criação de leis que reforcem a proteção de suas culturas e suas vidas, visando o fim da invisibilidade dos grupos no território nacional. Além disso, o Ministério da Educação precisa implantar na Base Comum Curricular disciplinas como “Cultura e história dos povos tradicionais” com o fito de ensinar as crianças e adolescentes a importância de tais comunidades na história brasileira, pondo fim aos males deixados pela colonização. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |