Um dos povos tradicionais brasileiros mais reconhecidos são os indígenas. Amplamente abordados em escolas, desenhos, canções, depois vem quilombolas, mas não param por aí, existem muitos outros povos tradicionais, oficialmente reconhecidos são cerca de de 26. O Brasil é rico em várias costumes, muitos desses vêm de comunidades de pescadores artesanais, ciganos, extrativistas e de tantos outros povos tradicionais. Portanto, retratar a importância dessas comunidades brasileiras no que tangem sua cultura e seus costumes valorizam a contribuição de diversidade no Brasil.
Primeiramente, uma característica marcante dos povos tradicionais brasileiros é o cuidado que têm com a natureza - a terra fornecem o alimento, a proteção, o lazer. Segundo a Universidade de Brasília, os povos tradicionais consideram a terra como uma mãe, sentem-se cuidados e com isso há reciprocidade no cuidar. Os povos tradicionais são pouco mencionados em regiões onde a há pouca concentração (Vírgula) ficando assim esquecidos na sociedade. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, são povos muitas vezes discriminados pela maneira de falar, vestir, pela sua religiosidade. O Ministério do Desenvolvimento social, (Sem vírgula) lidera desde 2007 a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) com o objetivo de buscar reconhecimento, preservação e valorização dos povos supracitados. Existem hábitos implícitos em nossa sociedade atual advindo desses povos – comida típica, vestuário leve e colorido, dança e tantos outros costumes. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em fim Enfim, reconhecer a valorização de comunidades e povos tradicionais brasileiros ainda é um grande desafio para a sociedade contemporânea . Pode-se trazer a valorização de forma ativa por meio das escolas, principalmente nas séries iniciais e finais, resgatando o valor histórico e quebras de tabus. É possível através de atividades lúdicas como dança, música, jogos, bem como feira de ciências para troca de saberes e valorização dos povos tradicionais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |