É notório que a valorização do povos tradicionais no Brasil, (Sem vírgula) é reconhecer os que não só os Índios índios que são a cultura do país, os negros e pardos também e além disso eles sofrem bastante com o rascismo (Vírgula) eles tentam se por na sociedade onde um pensa ser melhor que outro (Problemas na construção de sentido), passar perna tenta querer subir sem batalhar e assim na Constituição de 1988, art5 : o rascismo é um crime inanfiançavel , e também ampliou as costas raciais que são vagas a mais para ajudar. (Reelabore e desenvolva as discussões com clareza)
Com isso é muito importante a valorização dos Índios que foram os principais e verdadeiros erdeiros do país, desde 1500 quandos os portugueses, (Sem vírgula) chegaram no Brasil eles foi foram as primeiras pessoas a se encontrar,todo dia 19 de Abril é considerado o dia do Índio em forma de homenagem, nos dias atuais eles vivem na região norte do país na Amazonia. (Reelabore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Em 1945 (Vírgula) no governo Vargas (Vírgula) foi perguntado quem era o brasileiro um periodo de remocratização e assim foi definido como a mulher ''mulata ,negra e o samba como uma cultura músical, além da preservação do biomas na época foi defendido, a preservação da amazonia para que assim não causasse mudança climatica. (Problema na construção de sentido. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma chega-se a conclusão que os povos tradicionais no Brasil, (Sem vírgula) têm diversas culturas por cada região do país como ciganos, Indios, pescadores, e assim faz diferentes histórias e personalidades para experiências nas culturas. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |