Em um país democrático, a igualdade é um dos pontos mais complexos, entretanto (Vírgula) no Brasil, isso está um pouco longe do fundamental quando é colocado na tamanha desigualdade, desvalorização e desrespeito com as comunidades e povos tradicionais do país. Afinal, esses grupos não têm sua diversidade respeitada e valorizada. Desse modo, é urgente analisar os aspectos culturais e políticos desse desafio para solucioná-lo. (Muito bem. Formulou a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Por conseguinte, há uma negligência governamental que, segundo o filósofo francês e iluminista Rosseau, "o objetivo das leis de ser sempre geral, representando a vontade do povo como se ele mesmo as tivessem feito". Contudo, esse pensamento não é totalmente aplicado no Brasil, porquanto, mesmo com a criação da PNPCT (Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais), em 2017, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a dignidade e os direitos dos ribeirinhos, quilombolas, indígenas - sendo que são 26 reconhecidos, porém não estão na legislação-, mesmo sendo todos cidadãos, não plenamente garantidos (Melhore a construção dessa ideia). Logo, deve ter ações governamentais para auxiliar na sustentabilidade, proteção e valorização para as comunidades e povos ancestrais poderem continuar vivendo e cuidando da natureza.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a postura da sociedade também é um problema desse desafio, que dificulta sua resolução. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) o reconhecimento desses grupos são menosprezados com a desinformação sobre suas práticas e saberes, principalmente, no ambiente escolar. Ademais, conforme Nelson Mandela - ex-presidente da África do Sul e lutou contra o Apartheid- (Melhore a construção de sentido), diz que a educação é a base da estrutura do conhecimento, de como o indivíduo deve se impor na sociedade, isto é, a educação é uma ferramenta que pode ser usada para qualquer intolerância existente no mundo. Porquanto, suas dinâmicas "didáticas" não promovem a inclusão dessas informações em suas grades curriculares; (Vírgula) tornando-se agravante pelo fato do Brasil ser um país com descomunal diversidade cultural. Com efeito, também segundo Hannah Arendt - filósofa alemã-, "quando uma atitude agressiva ocorre constantemente as pessoas param de vê-la como errada", ou seja, promovendo discursos preconceituosos, a marginalização desses indivíduos e, assim, corroborando no apagamento de importantes e históricas raízes identitários do Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é iminente reverter esse cenário. Para isso, o Estado deve executar fiscalizações de atividades ilegais que impedem a vida das comunidades e povos tradicionais, bem como, (Sem vírgula) as escolas também devem ter um grande papel, fomentando a inclusão através de projetos educacionais sobre as histórias das comunidades por meio de palestras com seus líderes políticos. Dessarte, esses caminhos têm o objetivo de disseminar informações sobre valores e práticas e, com isso, estimular o respeito, a valorização e igualdade das comunidades e povos tradicionais do Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |