Se a convivência saudável é um dos ideais dos povos evoluídos desde o ponto de vista humano, a sociedade toda deve considerar cada grupo social, por pequeno que ele seja, como parte importante dela. Neste sentido, embora os indígenas sejam os primeiros povoadores do Brasil, a partir da colonização portuguesa foram se adicionando e misturando outras raças, que deram como resultado a coexistência de povos diferenciados entre si. Eles ganharam o nome de povos e comunidades tradicionais do Brasil. Mas cave cabe perguntar se eles de fato são protegidos, respeitados e valorizados conforme o ideal mencionado. (Formule a tese)
A princípio, é importante o destaque a este ponto: os povos e comunidades tradicionais têm um legado transcendental no contexto ambiental: (Ponto final) Além de ocupar as terras há muito tempo, eles sabem fazer uso dos recursos naturais em harmonia e respeito pela natureza. O fato de considerarem a terra como uma mãe, e não apenas um negócio, pode dar um ponto a mais para merecerem a preservação de suas formas de viver, junto com o direito de ocupar e explorar os lugares onde eles moram. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, a legislação brasileira apenas reconhece 28 desses povos. Indígenas e quilombolas, por exemplo, conquistaram esse direito e ele foi estabelecido na Constituição de 1988. Todavia, muitos outros não foram incluídos, eles têm que recorrer a outros dispositivos jurídicos que não são suficientes para garantir seus direitos, deixando-os vulneráveis ante a ameaça de perder suas terras para serem ocupadas por grandes fazendeiros, mineradoras ou madeireiras.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, muitos destes povos não têm acesso a políticas públicas, como educação e saúde de qualidade. E ainda enfrentam dificuldades para ter créditos e comercializar seus produtos por conta da falta de meios de comunicação adequados. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Cave destacar que na tentativa de defender o direito a permanecerem nos locais ocupados pelos povos e comunidades tradicionais do Brasil e garantir seus direitos, (Sem vírgula) foram criados movimentos sociais que procuram o diálogo com o governo; mas nem sempre são escutados e algumas das suas lideranças são ameaçadas (Vírgula) e até em alguns casos suas vidas foram tiradas.
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, no intuito de proteger e garantir os direitos dos povos e comunidades tradicionais do Brasil, precisa-se da criação e cumprimento de uma legislação mais abrangente nos quesitos da pertencia da terra, o acesso à educação, saúde e assistência nas atividades económicas desenvolvidas por eles, além de campanhas permanentes de educação e conscientização que difundam a importância destes povos, a fim de valorizá-los devidamente.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |