De acordo com o determinista Charles Darwin, a sociedade ao longo do tempo foi se evoluindo no meio ambiente e nas relações humanas. Mas observando a tentativa de viver com a diversidade cultural no Brasil, analisa-se que há desafios na valorização de comunidades e povos tradicionais. Isso se deve não só pela negligência governamental, mas também pela desinformação da sociedade sobre sua composição cultural. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, vale destacar a omissão do Estado frente à proteção das comunidades e dos povos tradicionais na região amazônica, por exemplo. Nesse sentido, a Constituição federal de 1988, garante à a todos os cidadãos brasileiros o direito à segurança, saúde e integridade no meio ambiente em que estão inseridos. Contudo, esse direito não está sendo respeitado quando não há garantia de subsistência dos povos culturais -como indígenas e extrativistas – de exercerem seus costumes na pátria. Isso se deve por conta da tentativa de expandir a degradação da natureza que serve de moradia para os negligenciados, acarretando na privatização deles garantir o direito à segurança, como assegurada na Constituição. Dessa forma, é necessária uma ação do governo para sair da inércia que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante ressaltar a desinformação da sociedade em relação à socio biodiversidade sociobiodiversidade que existe no Brasil. Dessa forma, de acordo com ilustre filósofo Kant, o homem é resultado da educação que teve. De tal maneira, isso implica uma educação social que não tem conhecimento de sua diversidade cultural na sociedade o qual estão inseridos, pois não é informando informado à população de que o Brasil é composto por riquezas culturais de várias famílias e que elas têm grande importância na identidade do país (Reelabore essa discussão), como também na preservação do ambiente. Desse modo, é preciso ter uma boa educação pra para que a praxe de Kant seja positiva.
(Boa estratégia coesiva) Dessarte, é imprescindível medidas que, para resolver o impasse, sejam adotadas. Para que isso ocorra, é necessário que o Estado, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, invista na fiscalização dos direitos dos povos e das comunidades tradicionais, por meio da integração de vigilâncias policiais nos locais em que essas famílias se encontram, com um atendimento visando reclamações sobre os direitos reinvindicados das famílias. Isso será realizado com finalidade de garantir a proteção de suas terras para viver, bem como na valorização da composição étnica e social da cultura brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |