Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More (Vírgula) é retratada uma sociedade perfeita, na qual a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) é ausente de conflitos e problemas. Entretanto, o que é visto na realidade contemporânea é o oposto ao do que o autor prega, tendo em vista os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil ocasionados pelos territórios não protegidos e pela falta de reconhecimento dessas comunidades por parte do Estado (Vírgula) resultando na exclusão social desses povos.
Em primeiro lugar, deve-se discutir sobre a importância da proteção das terras desses povos tradicionais. Terras nas quais são totalmente indispensáveis e valorizadas por essas comunidades, pois é de lá que eles plantam e colhem o suficiente para o seu próprio sustento (Vírgula) além de lhes fornecer um lugar agradável para se viver. O que gera a insatisfação desses povos é verem seus territórios ameaçados por meio de processos de financiamento que acabam fazendo a tomada dessas propriedades de terras e expulsando essas pessoas de seus territórios. Segundo o filósofo Jonh Locke: "a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação". É necessário uma intervenção por parte do Estado para combater esse problema. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante citar a desvalorização desses povos que contribuem bastante para o desenvolvimento cultural do país e para a preservação da natureza. Quebradeiras de coco babaçu, pescadores artesanais, entre outras populações que não têm seus trabalhos e produções valorizados (Vírgula) o que resulta totalmente na falta de reconhecimento dessas atividades culturais. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar a problemática. O governo, órgão responsável por garantir o bem-estar coletivo, deve criar leis de proteção dos territórios dessas comunidades (Vírgula) além de promover junto com o ao Ministério da Cultura, (Sem vírgula) feiras culturais nos estados brasileiros, com exposições e vendas dos trabalhos feitos por comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, dentre outros, a fim de promover a valorização desses povos, para que o Brasil possa ser reconhecido como um país que valoriza e protege os povos tradicionais.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |