Os povos tradicionais brasileiros preservaram a cultura verde-amarela antes da chegada dos portugueses, em 1500. Mesmo assim, têm suas terras tomadas pelo agronegócio e outras matrizes econômicas, e sofrem com o preconceito por sua cultura e língua tradicionais brasileiros.Assim, para a valorização dessas comunidades, é necessário uma mudança educacional e ações protetoras a esses cidadões brasileiros. (Formule a tese com mais clareza)
Sob esse viés, no ramo da educação, atualmente, milhares de brasileiros não têm acesso à educação - incluindo comunidades tradicionais.Consequentemente, afeta a inclusão desses povos brasileiros no dia-a-dia dia a dia, como a língua "patxôhã", dos pataxós.Neste contexto, é imprescindível uma mudança educacional, para incluir e valorizar esses povos na sociedade brasileira. (Abordagem limitada)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Desse modo, por ser um país de grande território, a concentração de povos tradicionais é dispersa, tanto que, segundo o Ministério Público Federal, o estado de São Paulo não é um dos com mais concentração dessas famílias.Com isto, a falta de medidas protetoras a esses cidadões cidadãos, (Sem vírgula) ocasiona em sua dispersão pelo país. Diante disso, ações para proteger e valorizar esses brasileiros são de extrema importância para solucionar essa problemática. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é visível a necessidade de ações para os povos tradicionais sejam valorizados.Assim, o Ministério da Educação deve proporcionar aulas específicas, desde a base infantil, sobre o tradicional brasileiro, promovendo a valorização dessas comunidades.E o Ministério do Desenvolvimento Social deve priorizar leis que valorizam esses povos no território brasileiro. (Truncamento) Para que (Vírgula) assim, esses povos tradicionais presentes no Brasil, antes da marca de 1500, sejam valorizados em todos os aspectos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um panejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |