No que se refere a comunidades e povos tradicionais, podemos dizer que no território brasileiro existem 26 tipos de comunidades registradas pela lei, fora as que ainda não foram registradas oficialmente (Melhore a construção dessa ideia). Dentro dessas comunidades há diversas culturas, como por exemplo os extrativistas, os coletores, as formas de falar, religiões, habitações, modos de se relacionar com a natureza etc. (Formule a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais, o Brasil, segundo o jornal do G1 da Globo, possui muitos estados com grandes concentrações de povos tradicionais, alguns destes são: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul etc. Na Constituição brasileira existem leis criadas para demarcar os territórios indígenas, porém essa lei não é respeitada e é infringida por alguns proprietários que estão atrás dessas terras. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, de acordo com o site Agenda Brasil, os povos indígenas e quilombolas são desrespeitados. No Nordeste e Norte do país alguns donos de terras chegam a fazer ameaças a esses povos, e consequentemente, algumas dessas intimidações acabam ocorrendo e nalgumas algumas vezes matando alguma pessoa dessas comunidades, e por fim alguns agressores não são julgados. (Reestruture. Aboordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para valorizar essas comunidades e povos, o governo poderia garantir a pena total para os que infringem a lei, como também disponibilizar transparência aos direitos desses povos. O governo poderá inclusive oferecer palestras e conscientização para a população. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |