A obra ''Utopia," (Vírgula) do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se ver vê na sociedade brasileira é o oposto do que o autor prega uma vez que não há intervenção na perpetuação dos desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Dessa forma, identificam-se como fatores motivadores do estorvo: a negligência governamental e a desvalorização do território. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, cabe destacar que o governo é o omissos do complexo dificultador da óbice. Sob esse viés, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman: ''O Estado está perdendo sua função social, tornando-se uma instituição ''Zumbi. " Nesse sentido, nota-se que no Brasil o governo investe minimamente em políticas públicas do que em reconhecer o trabalho dessas comunidades, para que elas possam ser mais valorizadas na sociedade brasileira (Apresente dados). Em suma, deve-se encontrar uma solução para essa lacuna. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que a desvalorização do território é o fator dessa problemática. Nesse viés, segundo à a filósofa francesa Simone Beauvoir: '' O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." Nesse contexto, nota-se que mais absurdo do problema existir é ele ocorrer naturalmente na sociedade, visto que, (Sem vírgula) a população não valoriza o território desses povos que (Vírgula) com isso, acaba dificultando à a vida deles e não tendo seus direitos iguais entre si e tendo suas tradições prejudicadas. Logo, esse cenário atual terá que ser revertido. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Diante disso, o governo federal, por meio das redes sociais, deve conscientizar a população sobre o valor dessas comunidades, a fim de suas tradições não sejam rompidas. Outrossim, o Ministério da Justiça deve orientar a sociedade para que haja mais valorização nos territórios que esses povos vivem. Feito isso, o tecido social brasileiro se aproximará da realidade apresentada pelo escritor Thomas More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |