"No meio do caminho tinha uma pedra", o verso do poema de Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, pode ser considerado como uma metáfora para os obstáculos da vida de seu eu lírico. De maneira análoga, os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais, (Sem vírgula) ainda é um grande desafio presente no desenvolvimento da nação. Sendo assim, cabe a análise acerca dos fatores que favorecem a questão, com ênfase na negligência governamental e na desinformação populacional. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, é fundamental apontar o desserviço estatal como uma das impulsionadoras da problemática. De acordo com o filósofo Friedrich Hegel, o Estado tem o dever de proteger os seus habitantes. No entanto, isso não ocorre na prática, uma vez que os povos tradicionais frequentemente tem seus direitos violados, como o respeito a seus territórios, pelo setor governamental e empresarial. Nesse contexto, os territórios em que essas comunidades habitam podem ser regiões estratégicas para o desenvolvimento de atividades econômicas (Cite-as), por isso o governo e os empresários acreditam ser mais lucrativo o desenvolvimento dessas atividades, ao invés de proteger esses povos (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, esses cidadãos são desrespeitados constantemente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a falta de informações da população também é um agravante da situação. Isso ocorre devido à baixa visibilidade do assunto nos meios midiáticos. Nesse sentido, o corpo social desconhece quais são as comunidades tradicionais, nem sua importância para o desenvolvimento do país, já que muitos deles exercem profissões cruciais para o crescimento econômico e atividades que enriquecem a cultura brasileira (Reestruture e explore essa discussão com mais produtividade). Dessa forma, os povos tradicionais são ignorados pela sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para isso, o governo federal deve proteger os povos tradicionais, por meio da criação de um programa. Nessa ação, será garantido o respeito aos territórios desses indivíduos, havendo punições em caso de descumprimento, a fim de garantir o direito desses povos exercerem suas práticas econômicas e culturais onde desejarem. Além disso, a mídia, grande responsável por disseminar informações, deve dar visibilidade aos povos tradicionais, a partir de campanhas publicitárias, com o objetivo de conscientizar a sociedade. Espera-se, com essas medidas, que a desvalorização de comunidades e povos tradicionais deixe de ser uma pedra no caminho do desenvolvimento da nação. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |